Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4352

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Leandro de Souza Lopes
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Alice Cristina Rodrigues, Izabela Ferreira Fialho, Jaqueline Araújo Reis, Larissa Freitas Ferreira
Título Impactos causados pelo PIBID aos estudantes da Escola Estadual José Lourenço de Freitas (Viçosa/Minas Gerais)
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como principal objetivo aperfeiçoar e valorizar a formação de professores para a educação básica e, consequentemente, a educação básica. Este Programa concede bolsas a alunos de licenciatura, os quais são inseridos no contexto escolar (escolas públicas) desde o início de sua formação acadêmica. A presença do PIBID nas escolas favorece um ambiente rico, com uma diversidade de experiências onde ocorre uma troca entre os alunos da educação básica e os licenciandos. Os impactos do PIBID na escola são vários, mas aqui ressalta-se aqueles relacionados diretamente ao rendimento acadêmico dos alunos que frequentam as atividades do Programa. Tendo em vista o exposto, esse trabalho buscou evidenciar, de forma quantitativa, a contribuição das atividades realizadas na aprendizagem dos alunos que participam do Programa. Essa contribuição foi avaliada com base na comparação do desempenho (notas) dos alunos que frequentam e dos que não frequentam as atividades desenvolvidas, no contra turno das aulas de ciências/biologia. Foram comparadas as notas, do primeiro bimestre, de alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental e 2º e 3° anos do ensino médio da Escola Estadual José Lourenço de Freitas (Viçosa/MG). A análise evidenciou que, nos dois casos, a média dos alunos que frequentaram as atividades oferecidas pelos bolsistas do PIBID foi 70,4 enquanto a dos que não frequentam foi 54,0. Esse resultado demonstra que a média dos alunos que frequentam as atividades do Programa foi cerca de 20% maior do que a média dos que não as frequentam. Considera-se que essa diferença deva-se ao fato dos alunos participantes do PIBID terem contato com estratégias de ensino variadas (jogos, maquetes, gincanas, etc.), as quais raramente são adotadas em sala de aula. De modo geral, há um envolvimento dos alunos nessas dinâmicas, o que evidencia que eles podem ser protagonistas do processo de aprendizagem. Conclui-se, portanto, que as atividades propostas pelo Programa contribui tanto para a formação profissional dos futuros docentes da educação básica, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas de caráter inovador e interdisciplinar, bem como para a aprendizagem efetiva dos alunos da educação básica, pois os mesmos, participam ativamente da construção do seu próprio conhecimento.
Palavras-chave PIBID, Impactos, formação
Forma de apresentação..... Painel
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