Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4348

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Everalda Ribeiro da Silva
Orientador MARIANA FERREIRA RUAS
Outros membros Clarisse Aparecida da Silva Oliveira, Juliene da Cruz Carvalho
Título Curso de extensão em língua espanhola - CELES
Resumo O Departamento de Letras oferece cursos de espanhol por meio do Curso de Extensão em Língua Espanhola – CELES desde 2011. As aulas são ministradas por alunos da habilitação Letras Português-Espanhol, o que vem trazendo resultados positivos na iniciação dos graduandos à docência. O projeto de língua espanhola tem por objetivo ofertar às comunidades universitária e viçosense cursos de língua espanhola e, aos atuais e futuros alunos da habilitação português/espanhol a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos na graduação ao lecionar cursos de línguas para a comunidade. O CELES atende em média 100 alunos por semestre provenientes tanto da comunidade universitária como da comunidade externa. As aulas se baseiam no modelo comunicativo com foco nas quatro destrezas, que são elas: expressão escrita e oral, compreensão leitora e auditiva. Assim, todas as aulas são preparadas buscando abordar estes pontos, com o auxílio do livro utilizado que, por adotar a abordagem comunicativa, trabalha as quatro competências. Também as avaliações, preparadas pelos bolsistas-professores são elaboradas considerando-se as quatro habilidades. Dessa forma, são propostas atividades avaliativas, ao longo do semestre, que abordem cada competência na sua especificidade e a pontuação das avaliações é dividida igualmente entre elas. Cientes que uma das finalidades do curso de espanhol é deixar o aluno apto para lidar com as possíveis situações que surjam na língua meta, pois o ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira permite caminhar em direção a vários objetivos, foi proposta durante o período a criação de um projeto, em que os alunos teriam que inventar um produto novo e apresentá-lo, defendendo sua relevância e, assim, praticando a argumentação em língua espanhola. Para isso, a turma foi dividida em 4 grupos de 3 alunos. No projeto, eles teriam que criar uma empresa e designar o cargo/função de cada membro; explicar como esta funciona e apresentar o produto. Os produtos criados foram: uma consultoria online de direito para pequenas causas; um enxaguante bucal; uma casa de doces e, por fim, uma empresa que faz bagagens com GPS. O que foi possível perceber é que cada aluno usou um pouco da sua realidade, já que as empresas criadas e os produtos têm intima relação com seus cursos e trabalhos. Nos grupos havia uma diversidade de conhecimentos que poderia gerar conflitos, no entanto os alunos utilizaram a habilidade de cada um para criar a empresa e o produto, o que vem de encontro com a proposta do Celes que busca preparar o aluno para os vários desafios que o estudo de uma língua proporciona.
Palavras-chave Formação de professores, ensino de espanhol, cidadania
Forma de apresentação..... Painel
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