Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4346

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Divisão de Extensão
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Guilherme Vittorazzi Salvador
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Outros membros Cláudia Sitó Alves, Edmar Arantes Moreira, Lucas Conelian de Oliveira, Monique Gasparoto Freitas, Rafael Tadeu de Matos Ribeiro, Thaysa Leite Tagliaferri, Weverton de Araújo Apolinário
Título Melhoria CsF: Perspectivas e desafios dos estudantes em mobilidade acadêmica internacional pelo Ciência sem Fronteiras.
Resumo A Associação Rede CsF é um ambiente de integração entre participantes de mobilidade acadêmica internacional. Em prol do aprimoramento contínuo do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), a organização realizou um estudo sobre a visão de bolsistas e ex-bolsistas em relação ao aproveitamento e às adversidades encontrados no programa em questão. O projeto, intitulado Melhoria CsF, foi desenvolvido por colaboradores da Rede CsF. O objetivo do estudo foi obter a visão dos participantes sobre suas experiências em todas as três etapas de sua mobilidade, antes, durante e depois. O relatório final foi enviado para a CAPES e o CNPq e, além disso, foi elaborada uma cartilha voltada para as Instituições de Ensino Superior com o objetivo de aperfeiçoar o programa e contribuir para a construção e desenvolvimento do CsF 2.0. Esta pesquisa foi realizada a partir de uma amostragem probabilística aleatória por etapas (antes, durante e depois do programa) da população estimada de 101 mil bolsistas até o final de 2014. A partir de uma distribuição normal, considerando um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%, a amostra representativa dos 101 mil bolsistas equivale a 383 estudantes para cada uma das três perspectivas. A divulgação foi realizada via e-mails, redes sociais e por meio das secretarias de relações internacionais das Instituições de Ensino Superior parceiras da Rede CsF. De acordo com o estudo, 45% dos alunos relataram a clareza do edital como regular, ruim ou péssimo, 79% dos entrevistados avaliaram a comunicação com os órgãos de fomento antes do período de mobilidade acadêmica como regular, ruim ou péssima e 71% mantiveram a mesma opinião durante o período de intercâmbio. 60% dos estudantes consideram como regular, ruim ou péssimo o acompanhamento prestado durante o período de mobilidade pela IES de origem. 52% dos intercambistas afirmam que não encontram condições de dar continuidade aos objetivos do CsF após o retorno ao Brasil, 92% se consideram fluentes ou com conhecimento avançado da língua estrangeira após o término da mobilidade acadêmica e 93% dos alunos avaliaram seu conhecimento acadêmico como excelente ou bom após concluir a mobilidade acadêmica. Assim, analisando os resultados da pesquisa, percebemos que o programa ainda requer melhorias, visando assim uma mobilidade mais produtiva por parte dos intercambistas. Concluímos que é necessária uma maior autonomia das Universidades para gerenciar seus alunos no exterior; maior atenção/orientação da universidade no Brasil durante o período de mobilidade; seletividade para escolher os alunos aptos a participar do CsF; melhor comunicação entre alunos e instituições de ensino e de fomento. Por fim, esperamos que os resultados obtidos e as sugestões apresentadas possam ser agregadas aos próximos editais podendo proporcionar aos futuros intercambistas um direcionamento e um aproveitamento ainda maior durante sua mobilidade acadêmica.
Palavras-chave Rede CsF, Melhoria CsF, Ciência sem Fronteiras.
Forma de apresentação..... Painel
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