ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Políticas públicas e desenvolvimento social |
Setor |
Divisão de Extensão |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Guilherme Vittorazzi Salvador |
Orientador |
VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO |
Outros membros |
Cláudia Sitó Alves, Edmar Arantes Moreira, Lucas Conelian de Oliveira, Monique Gasparoto Freitas, Rafael Tadeu de Matos Ribeiro, Thaysa Leite Tagliaferri, Weverton de Araújo Apolinário |
Título |
Melhoria CsF: Perspectivas e desafios dos estudantes em mobilidade acadêmica internacional pelo Ciência sem Fronteiras. |
Resumo |
A Associação Rede CsF é um ambiente de integração entre participantes de mobilidade acadêmica internacional. Em prol do aprimoramento contínuo do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), a organização realizou um estudo sobre a visão de bolsistas e ex-bolsistas em relação ao aproveitamento e às adversidades encontrados no programa em questão. O projeto, intitulado Melhoria CsF, foi desenvolvido por colaboradores da Rede CsF. O objetivo do estudo foi obter a visão dos participantes sobre suas experiências em todas as três etapas de sua mobilidade, antes, durante e depois. O relatório final foi enviado para a CAPES e o CNPq e, além disso, foi elaborada uma cartilha voltada para as Instituições de Ensino Superior com o objetivo de aperfeiçoar o programa e contribuir para a construção e desenvolvimento do CsF 2.0. Esta pesquisa foi realizada a partir de uma amostragem probabilística aleatória por etapas (antes, durante e depois do programa) da população estimada de 101 mil bolsistas até o final de 2014. A partir de uma distribuição normal, considerando um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%, a amostra representativa dos 101 mil bolsistas equivale a 383 estudantes para cada uma das três perspectivas. A divulgação foi realizada via e-mails, redes sociais e por meio das secretarias de relações internacionais das Instituições de Ensino Superior parceiras da Rede CsF. De acordo com o estudo, 45% dos alunos relataram a clareza do edital como regular, ruim ou péssimo, 79% dos entrevistados avaliaram a comunicação com os órgãos de fomento antes do período de mobilidade acadêmica como regular, ruim ou péssima e 71% mantiveram a mesma opinião durante o período de intercâmbio. 60% dos estudantes consideram como regular, ruim ou péssimo o acompanhamento prestado durante o período de mobilidade pela IES de origem. 52% dos intercambistas afirmam que não encontram condições de dar continuidade aos objetivos do CsF após o retorno ao Brasil, 92% se consideram fluentes ou com conhecimento avançado da língua estrangeira após o término da mobilidade acadêmica e 93% dos alunos avaliaram seu conhecimento acadêmico como excelente ou bom após concluir a mobilidade acadêmica. Assim, analisando os resultados da pesquisa, percebemos que o programa ainda requer melhorias, visando assim uma mobilidade mais produtiva por parte dos intercambistas. Concluímos que é necessária uma maior autonomia das Universidades para gerenciar seus alunos no exterior; maior atenção/orientação da universidade no Brasil durante o período de mobilidade; seletividade para escolher os alunos aptos a participar do CsF; melhor comunicação entre alunos e instituições de ensino e de fomento. Por fim, esperamos que os resultados obtidos e as sugestões apresentadas possam ser agregadas aos próximos editais podendo proporcionar aos futuros intercambistas um direcionamento e um aproveitamento ainda maior durante sua mobilidade acadêmica. |
Palavras-chave |
Rede CsF, Melhoria CsF, Ciência sem Fronteiras. |
Forma de apresentação..... |
Painel |