Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4343

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antonio Carlos de Ponte Nova
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Taylon Silva Arruda de Lima
Orientador Marilia Marota de Souza
Título Instrução Verbal e Modelação na Aprendizagem Motora em Educação Física Escolar
Resumo A instrução verbal e a modelação são instrumentos indicados como facilitadores da aprendizagem de habilidades motoras dos alunos. Esta pesquisa, com abordagem qualitativa de levantamento de dados, objetivou identificar as principais modelações e instruções de feedback e o momento em que estas são utilizados pelo professor. A abordagem do estudo possui natureza quantitativa, descritiva, com levantamento de dados em aulas de Educação Física de uma escola pública da cidade de Ponte Nova – MG, em uma turma de 27 alunos, sendo assinado pela direção da escola, bem como o professor envolvido, termo de consentimento livre e esclarecido. Foi utilizada, como instrumento de coleta de dados, a observação direta de 10 (dez) aulas de Educação Física, seguindo o roteiro prévio para registro da oferta das instruções oferecidas aos alunos: utilização de demonstração, demonstração e instrução verbal, conjuntamente, ou apenas instrução verbal. Também foram observadas e registradas as incidências das informações quanto ao momento de oferta destas: se aconteceram antes, durante ou após a prática dos alunos, além de registrar a reação dos aprendizes frente ao feedback oferecido pelo professor. Os dados foram analisados com base no total da incidência de cada um dos itens, relacionando-os com as teorias sobre o tema, abordando o proposto por Tani (2004; 2011), Benda (2006), Tonello e Pelegrine (1998), Ugrinowitsch et al (2003), dentre outros. Os resultados apontam que durante as dez aulas observadas, os professores utilizaram todos os tipos de instrução propostas para análise. Foram registradas seis demonstrações (17,65%) como instruções destinadas aos alunos, sendo o professor o modelo. As instruções verbais, oferecidas conjuntamente com a demonstração, ocorreram por 10 vezes (29,41%). Este tipo de feedback,como foi possível perceber durante as aulas, foi o mais eficiente, pois os alunos acionaram mais de um tipo de referência para a execução da tarefa. Foram, ainda, identificadas dezoito instruções verbais (52,94%), utilizadas individualmente, sem o acompanhamento da demonstração. Quanto ao momento em que a instrução foi ofertada aos alunos, antes da prática teve incidência de 14 (quatorze - 40%) vezes e, em maior quantidade (20 vezes – 57,14%) o feedback ocorreu durante a prática dos alunos. Pode-se concluir que a utilização do feedback está presente nas aulas observadas. A alta incidência de instrução verbal, utilizada isoladamente, contraria autores tais como Tani et al (2011), que sugerem a instrução verbal, vinculada à demonstração, como forma mais eficiente de feedback para a aprendizagem motora.
Palavras-chave Feedback Intrínseco e Extrínseco, Instrução Verbal, Modelação.
Forma de apresentação..... Painel
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