ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação, diversidade e inclusão |
Setor |
Departamento de Ciências Sociais |
Bolsa |
CAPES |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Primeiro autor |
Raíssa Rosa Quadra |
Orientador |
FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA |
Outros membros |
Camila Christian Quintana Leao |
Título |
A Educação da Juventude Negra: Uma análise da implementação da Lei 10.639/03 na Escola Estadual José Lourenço de Freitas. |
Resumo |
Em 09 de janeiro de 2003, tornou obrigatório práticas pedagógicas que trabalhem o ensino da temática “história e cultura afro-brasileira” nos currículos escolares das instituições de ensino públicas e privadas, recebendo a de numeração 10.639. O foco desta pesquisa é saber se o reconhecimento da história da cultura negra está apenas garantido em lei ou se está sendo também praticado pelos os educadores. O trabalho tem como objetivo principal analisar a implementação da lei nos currículos escolares no ensino de Sociologia, História e Literatura na Escola Estadual José Lourenço de Freitas, localizada na comunidade de São José do Triunfo, bairro afastado do centro da cidade de Viçosa e que tem como formação histórica fortes laços com a questão negra e quilombola da região. O estudo ainda visa verificar como a diversidade étnico-racial vem sendo abordada nas práticas pedagógicas das disciplinas listadas acima e qual a repercussão da lei no contexto das disciplinas escolas. Esta pesquisa compreende somente o Ensino Médio. É importante ressaltar que a instituição tem uma grande presença de estudantes negros e negras, que levam para o cotidiano escolar as relações culturais e sociais presentes na realidade das comunidades pertencentes. A pesquisa se dá via PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência), o que favorece para uma maior interação com o dia a dia da escola. O trabalho encontra-se em andamento. A metodologia utilizada será uma análise bibliográfica, além de idas ao campo. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com a direção da escola e com os docentes das disciplinas aqui já comentadas. Para finalizar o estudo será feita a tabulação dos dados e suas análises com o intuito de se levantar problemáticas e possíveis soluções para aplicação da lei 10.639 no sistema educacional, entendendo que a lei propõe práticas pedagógicas que rompem as diversas formas de racismo, já que a escola é um espaço multicultural, com diferenças étnicas e democráticas, e o local da construção de saberes das diversas juventudes inseridas no cotidiano estudantil. |
Palavras-chave |
Educação, Lei 10.639/03, Juventude Negra. |
Forma de apresentação..... |
Painel |