Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4341

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Raíssa Rosa Quadra
Orientador FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA
Outros membros Camila Christian Quintana Leao
Título A Educação da Juventude Negra: Uma análise da implementação da Lei 10.639/03 na Escola Estadual José Lourenço de Freitas.
Resumo Em 09 de janeiro de 2003, tornou obrigatório práticas pedagógicas que trabalhem o ensino da temática “história e cultura afro-brasileira” nos currículos escolares das instituições de ensino públicas e privadas, recebendo a de numeração 10.639. O foco desta pesquisa é saber se o reconhecimento da história da cultura negra está apenas garantido em lei ou se está sendo também praticado pelos os educadores. O trabalho tem como objetivo principal analisar a implementação da lei nos currículos escolares no ensino de Sociologia, História e Literatura na Escola Estadual José Lourenço de Freitas, localizada na comunidade de São José do Triunfo, bairro afastado do centro da cidade de Viçosa e que tem como formação histórica fortes laços com a questão negra e quilombola da região. O estudo ainda visa verificar como a diversidade étnico-racial vem sendo abordada nas práticas pedagógicas das disciplinas listadas acima e qual a repercussão da lei no contexto das disciplinas escolas. Esta pesquisa compreende somente o Ensino Médio. É importante ressaltar que a instituição tem uma grande presença de estudantes negros e negras, que levam para o cotidiano escolar as relações culturais e sociais presentes na realidade das comunidades pertencentes. A pesquisa se dá via PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência), o que favorece para uma maior interação com o dia a dia da escola. O trabalho encontra-se em andamento. A metodologia utilizada será uma análise bibliográfica, além de idas ao campo. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com a direção da escola e com os docentes das disciplinas aqui já comentadas. Para finalizar o estudo será feita a tabulação dos dados e suas análises com o intuito de se levantar problemáticas e possíveis soluções para aplicação da lei 10.639 no sistema educacional, entendendo que a lei propõe práticas pedagógicas que rompem as diversas formas de racismo, já que a escola é um espaço multicultural, com diferenças étnicas e democráticas, e o local da construção de saberes das diversas juventudes inseridas no cotidiano estudantil.
Palavras-chave Educação, Lei 10.639/03, Juventude Negra.
Forma de apresentação..... Painel
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