Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4340

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Núbya Fontes Caetano Dias Barati
Orientador LAENE MUCCI DANIEL
Título CINECOM - Cinema e Cultura Para Todos
Resumo O projeto CineCom - Cinema e Cultura Para Todos iniciou-se em janeiro de 2012 e, desde maio daquele ano, oferece uma opção de lazer cultural à comunidade viçosense, promovendo sessões de cinema mensais, gratuitas e ao ar livre, no gramado das 4 pilastras, na entrada da UFV. O Cinecom incentiva também o enriquecimento cultural, promovendo, durante as sessões, a troca de livros, CD´s e DVD´s e outros materiais artístico-culturais entre os espectadores do evento na chamada Troca Cultural. Enquanto os moradores de Viçosa têm ao seu dispor uma boa programação de Cinema, os estudantes de Comunicação tem praticado o Jornalismo, além de assimilar outras práticas, tais como produção de eventos artísticos, produção gráfica, designer gráfico, produção de conteúdo para internet, entre outras. Dessa forma, o Cinecom enquadra-se nas mais comuns definições de “extensão universitária”: por um lado, o conhecimento gerado na universidade que vai além de suas fronteiras e, por outro, o enriquecimento intelectual dos estudantes ao confrontar a realidade fora do campus. O projeto de extensão cumpre assim com a proposta de oferecer à comunidade Viçosense uma opção artística-cultural de lazer e de informação, e propiciar aos alunos de Jornalismo do Departamento de Comunicação da UFV a vivência do fazer jornalístico e da produção artística. Utiliza-se de filmes como forma de expandir conhecimentos, seguindo o fato de que o cinema é um eficiente meio de comunicação, sendo assim um ótimo difusor e formador de opinião. O cinema é um dos grandes meios de comunicação de todos os tempos. Ele é assim considerado graças a sua capacidade de carregar mensagens, significar sentidos, representar mundos e criar comparações entre a realidade da platéia e aquelas transmitidas pelo filme. Nessa comparação, o público analisa o enredo e os personagens, refletindo sobre sua realidade e vislumbrando novas visões de mundo. O Cinecom abrange um público heterogêneo, formado por crianças, jovens, adultos, homens e mulheres de dentro e fora do universidade, promovendo também a interação entre o município e a Academia.
Palavras-chave cinema, comunicação, cultura
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.