Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4332

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Jovens Talentos/CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Sarah Pereira Souto Maia
Orientador CRISTIANE JUNQUEIRA DE CARVALHO
Outros membros Fernanda Almeida Lima Cardim, Gabriel Felipe Neves de Lima, Lívia de Castro Sant Anna, Sean Hideo Shirata Lanças
Título Semiologia em foco: ensino da semiologia por vídeos e procedimentos operacionais padrão (POP's)
Resumo Introdução: O ensino da disciplina de Semiologia Médica torna-se um desafio tanto para discentes quando para docentes do Curso de Medicina, uma vez que depende do treinamento de habilidades em entrevista, exame físico e raciocínio diagnóstico. A minoria dos acadêmicos que concluiu a disciplina considera-se apta para realizar o exame físico de maneira apropriada. Nesse cenário, necessita-se de novas metodologias para ensino e aprendizagem dessa área de conhecimento, surgindo a iniciativa do Projeto Semiologia em Foco, que propõe a criação de procedimentos operacionais padrão (POP’s) e ferramentas audiovisuais como alternativa ao ensino da Semiologia. Objetivos: Gerar material didático na forma de mídias e POP’s que facilite a aprendizagem de semiologia médica baseada em evidências pelos estudantes da área da saúde. Metodologia: Realização de pesquisa bibliográfica nas bases PubMed, Lilacs, UpToDate e livros-texto para fundamentar a elaboração de POP’s, seguidos da simulação de cada manobra de exame físico. As simulações foram filmadas, editadas, finalizadas e disponibilizadas em plataforma virtual de acesso público por discentes dos cursos de medicina e comunicação. Resultados: Até o momento, foram abordadas as técnicas semiológicas do sistema osteoarticular, sendo produzidos 31 POP’s e disponibilizados em acervo eletrônico de acesso público 15 vídeos. Os POP’s contêm nome da manobra em questão, sua descrição sequencial, seus objetivos, revisão da anatomia relevante, e valores de sensibilidade e especificidade. Os vídeos seguem a descrição contida no POP com execução e narração da técnica pelos discentes sendo divulgados em plataformas virtuais com obtenção de 1233 visualizações até agosto de 2015. Conclusão: A elaboração dos POP’s e das mídias possibilita aos discentes participantes treinamento e rigor semiotécnico, o que facilita e solidifica o aprendizado em semiologia. Como perspectivas futuras, pretende-se ainda desenvolver material para o estudo de outras áreas da medicina, como semiologia de cabeça e pescoço, cardiologia, pneumologia e neurologia. Diante da tendência atual do uso de mídias audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem, Semiologia em Foco surge como uma estratégia dinâmica de ensino e que possibilita a criação de um acervo atualizado.
Palavras-chave Semiologia médica, mídias audiovisuais, POP's
Forma de apresentação..... Painel
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