Resumo |
Introdução: O ensino da disciplina de Semiologia Médica torna-se um desafio tanto para discentes quando para docentes do Curso de Medicina, uma vez que depende do treinamento de habilidades em entrevista, exame físico e raciocínio diagnóstico. A minoria dos acadêmicos que concluiu a disciplina considera-se apta para realizar o exame físico de maneira apropriada. Nesse cenário, necessita-se de novas metodologias para ensino e aprendizagem dessa área de conhecimento, surgindo a iniciativa do Projeto Semiologia em Foco, que propõe a criação de procedimentos operacionais padrão (POP’s) e ferramentas audiovisuais como alternativa ao ensino da Semiologia. Objetivos: Gerar material didático na forma de mídias e POP’s que facilite a aprendizagem de semiologia médica baseada em evidências pelos estudantes da área da saúde. Metodologia: Realização de pesquisa bibliográfica nas bases PubMed, Lilacs, UpToDate e livros-texto para fundamentar a elaboração de POP’s, seguidos da simulação de cada manobra de exame físico. As simulações foram filmadas, editadas, finalizadas e disponibilizadas em plataforma virtual de acesso público por discentes dos cursos de medicina e comunicação. Resultados: Até o momento, foram abordadas as técnicas semiológicas do sistema osteoarticular, sendo produzidos 31 POP’s e disponibilizados em acervo eletrônico de acesso público 15 vídeos. Os POP’s contêm nome da manobra em questão, sua descrição sequencial, seus objetivos, revisão da anatomia relevante, e valores de sensibilidade e especificidade. Os vídeos seguem a descrição contida no POP com execução e narração da técnica pelos discentes sendo divulgados em plataformas virtuais com obtenção de 1233 visualizações até agosto de 2015. Conclusão: A elaboração dos POP’s e das mídias possibilita aos discentes participantes treinamento e rigor semiotécnico, o que facilita e solidifica o aprendizado em semiologia. Como perspectivas futuras, pretende-se ainda desenvolver material para o estudo de outras áreas da medicina, como semiologia de cabeça e pescoço, cardiologia, pneumologia e neurologia. Diante da tendência atual do uso de mídias audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem, Semiologia em Foco surge como uma estratégia dinâmica de ensino e que possibilita a criação de um acervo atualizado. |