Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4323

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Deyse Alves Matias
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Emily de Souza Ferreira, GLAUCE DIAS DA COSTA, Luiza Delazari Borges, Mariana Araújo Pena Bastos
Título O portfólio reflexivo como importante instrumento na aquisição de competência para a atuação do Sistema Único de Saúde
Resumo Introdução: as tendências atuais da educação universitária apontam para a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem inovadoras, com foco no protagonismo dos estudantes. O objetivo á capacitar os futuros profissionais para atuar na vida com autonomia, responsabilidade e postura crítico-reflexiva, e não mais focar na acumulação de conteúdos e memorização. De entre os recursos inovadores do processo de ensino-aprendizagem e avaliação, destaca-se o potencial do portfólio reflexivo estratégia pedagógica que auxilia os estudantes a alcançarem as competências acima citadas transformando-se em pessoas ativas e investigadores críticos abertos ao diálogo com capacidade de planejar sua atuação nos diferentes cenários do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme os objetivos delineados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Objetivo: analisar a experiência da construção coletiva de portfólios reflexivos como método de ensino e aprendizagem na disciplina Nut 364- Políticas de Saúde, identificando as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) desenvolvidas pelos estudantes na sua construção. Metodologia: coleta de dados por meio de análise documental de 95 portfólios construídos pelos acadêmicos de graduação dos cursos de Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa nos anos 2008 a 2014. Para a análise, consideraram-se todas as construções, reflexões e documentos que compunham os portfólios. De entre as divisões dos portfólios, analisou-se as denominadas: “minha trajetória” onde cada aluno escreveu sobre sua inscrição histórica no mundo (características pessoais, afetos, qualidades...). As memórias são redigidas em dois momentos: no início do semestre e revisitadas ao final deste, momento no qual o aluno retrata o que mudou em si com a construção do portfólio coletivo. Após a análise do portfólio, foram identificadas as competências adquiridas pelos estudantes com a utilização do portfólio. Resultados: os achados apontam para a relevância do uso do portfólio como método inovador de ensino-aprendizagem e de avaliação sendo esse percebido pelos estudantes como um instrumento importante na aquisição das competências: aprender a ser, conhecer, fazer e conviver além de estimular a auto descoberta, e o conhecer sobre a realidade social e de saúde do mundo onde habitam. Destaca-se o estimulo a autonomia e ao desenvolvimento por meio da interpretação e reinterpretação do cotidiano vivido de forma crítica e reflexiva contribuindo assim para a aprendizagem significativa. Conclusão: os portfólios coletivos constituem-se em estratégias privilegiadas de ensino e aprendizagem, além de proporcionar o estimulo ao trabalho em equipe, criando a cultura de aprendizado ao longo da vida. Os estudantes são estimulados a pensar e se comprometerem com seu próprio aprendizado, tornando-se sujeito e/protagonista da construção do seu saber.
Palavras-chave "portfólio", "reflexivo", "competências''
Forma de apresentação..... Painel
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