Resumo |
Introdução: as tendências atuais da educação universitária apontam para a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem inovadoras, com foco no protagonismo dos estudantes. O objetivo á capacitar os futuros profissionais para atuar na vida com autonomia, responsabilidade e postura crítico-reflexiva, e não mais focar na acumulação de conteúdos e memorização. De entre os recursos inovadores do processo de ensino-aprendizagem e avaliação, destaca-se o potencial do portfólio reflexivo estratégia pedagógica que auxilia os estudantes a alcançarem as competências acima citadas transformando-se em pessoas ativas e investigadores críticos abertos ao diálogo com capacidade de planejar sua atuação nos diferentes cenários do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme os objetivos delineados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Objetivo: analisar a experiência da construção coletiva de portfólios reflexivos como método de ensino e aprendizagem na disciplina Nut 364- Políticas de Saúde, identificando as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) desenvolvidas pelos estudantes na sua construção. Metodologia: coleta de dados por meio de análise documental de 95 portfólios construídos pelos acadêmicos de graduação dos cursos de Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa nos anos 2008 a 2014. Para a análise, consideraram-se todas as construções, reflexões e documentos que compunham os portfólios. De entre as divisões dos portfólios, analisou-se as denominadas: “minha trajetória” onde cada aluno escreveu sobre sua inscrição histórica no mundo (características pessoais, afetos, qualidades...). As memórias são redigidas em dois momentos: no início do semestre e revisitadas ao final deste, momento no qual o aluno retrata o que mudou em si com a construção do portfólio coletivo. Após a análise do portfólio, foram identificadas as competências adquiridas pelos estudantes com a utilização do portfólio. Resultados: os achados apontam para a relevância do uso do portfólio como método inovador de ensino-aprendizagem e de avaliação sendo esse percebido pelos estudantes como um instrumento importante na aquisição das competências: aprender a ser, conhecer, fazer e conviver além de estimular a auto descoberta, e o conhecer sobre a realidade social e de saúde do mundo onde habitam. Destaca-se o estimulo a autonomia e ao desenvolvimento por meio da interpretação e reinterpretação do cotidiano vivido de forma crítica e reflexiva contribuindo assim para a aprendizagem significativa. Conclusão: os portfólios coletivos constituem-se em estratégias privilegiadas de ensino e aprendizagem, além de proporcionar o estimulo ao trabalho em equipe, criando a cultura de aprendizado ao longo da vida. Os estudantes são estimulados a pensar e se comprometerem com seu próprio aprendizado, tornando-se sujeito e/protagonista da construção do seu saber. |