Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4320

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lorrane Stéfany Ribeiro Assunção
Orientador LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES
Outros membros Brenda Alves Beirigo, Caroline Teixeira Maciel, Daniela Maria Comunian, Gisele Muniz de Andrade, Janaína Vieira Bom Tempo, Laura Carolina Gimenes, Nayara Cassimiro Vieira, Pâmela Torres Valente
Título A visita domiciliar como estratégia de apreensão de conhecimento
Resumo O cuidado à saúde da mulher e seus familiares no ciclo gravídico puerperal deve transcender o espaço da Unidade Básica de Saúde. Sabe-se que durante este período a mulher e seus familiares envolvem em diversas transformações biológicas, emocionais, mudança de papeis e o exercício da maternagem ou paternagem. Tal situação é permeada por sentimentos como medo, angústia e anseios. Acredita-se que a utilização da Visita Domiciliar (VD) como cuidado é fundamental, pois possibilita um olhar diferenciado sobre os sujeitos, conhecem-se os aspectos de suas vidas que normalmente não são identificados dentro das unidades de saúde, apreendem-se as necessidades singulares de cada um a partir de uma escuta e observação sensível e qualificada. Objetivo: apresentar resultados parciais das atividades de visitas domiciliares desenvolvidas pelos integrantes do projeto de extensão “O grupo educativo como forma de cuidado à saúde do casal grávido, puérpera e familiares” do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV. Metodologia: Entre as atividades realizadas pelos membros do projeto de extensão, destacam-se as VDs. Elas foram realizadas semanalmente, no bairro Nova Viçosa, com duração de cerca de 60 minutos cada vista, durante os meses de fevereiro a julho de 2015. As ações foram baseadas no princípio da integralidade e em uma relação horizontal; com investimento no acolhimento, fortalecimento do vínculo e diálogo, a fim de alcançar a confiança das gestantes e seus familiares e com isso, ofertar orientações conforme as demandas apresentadas por eles. Resultados/discussão: as VDs foram realizadas a mulheres com a faixa etária entre 15-35 anos aproximadamente, em sua maioria primigesta. Por meio das VDs foi possível identificar as necessidades das mulheres e as principais orientações foram sobre sinais e sintomas comuns da gestação, queixas, alimentação, amamentação, cuidados com o corpo e cabelo, vias e plano de parto, cuidados com o bebê, sexualidade, entre outros. Além disso, foi abordado sobre a prevenção de doenças como a toxoplasmose e infecções sexualmente transmissíveis. No caso de mulheres que apresentaram uma gravidez de risco como hipertensão arterial ou diabetes gestacional, elas também receberam orientações relacionadas à patologia, tratamento e medidas de autocuidado. Percebeu-se que a VD foi um facilitador para a criação de vínculo com a gestante, pois elas demonstraram confiança nas acadêmicas, além de proporcionar uma maior adesão ao pré-natal e aos grupos educativos oferecidos pelo "Gesta Vida". Conclusão: a VD permitiu um cuidado individualizado e humanizado para as mulheres e seus familiares. Avaliou-se, as necessidades biológicas, emocionais e sociais. Oportunizou aos acadêmicos a apreensão, de maneira ampliada, das necessidades e a elaboração de planos de cuidados centrados nas singularidades de cada família. As pluralidades de espaços de aprendizagens, distintos das unidades de saúde, configuram-se em uma ferramenta pedagógica.
Palavras-chave visita domiciliar, gestação, cuidado
Forma de apresentação..... Painel
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