Outros membros |
Brenda Alves Beirigo, Caroline Teixeira Maciel, Daniela Maria Comunian, Gisele Muniz de Andrade, Janaína Vieira Bom Tempo, Laura Carolina Gimenes, Nayara Cassimiro Vieira, Pâmela Torres Valente |
Resumo |
O cuidado à saúde da mulher e seus familiares no ciclo gravídico puerperal deve transcender o espaço da Unidade Básica de Saúde. Sabe-se que durante este período a mulher e seus familiares envolvem em diversas transformações biológicas, emocionais, mudança de papeis e o exercício da maternagem ou paternagem. Tal situação é permeada por sentimentos como medo, angústia e anseios. Acredita-se que a utilização da Visita Domiciliar (VD) como cuidado é fundamental, pois possibilita um olhar diferenciado sobre os sujeitos, conhecem-se os aspectos de suas vidas que normalmente não são identificados dentro das unidades de saúde, apreendem-se as necessidades singulares de cada um a partir de uma escuta e observação sensível e qualificada. Objetivo: apresentar resultados parciais das atividades de visitas domiciliares desenvolvidas pelos integrantes do projeto de extensão “O grupo educativo como forma de cuidado à saúde do casal grávido, puérpera e familiares” do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV. Metodologia: Entre as atividades realizadas pelos membros do projeto de extensão, destacam-se as VDs. Elas foram realizadas semanalmente, no bairro Nova Viçosa, com duração de cerca de 60 minutos cada vista, durante os meses de fevereiro a julho de 2015. As ações foram baseadas no princípio da integralidade e em uma relação horizontal; com investimento no acolhimento, fortalecimento do vínculo e diálogo, a fim de alcançar a confiança das gestantes e seus familiares e com isso, ofertar orientações conforme as demandas apresentadas por eles. Resultados/discussão: as VDs foram realizadas a mulheres com a faixa etária entre 15-35 anos aproximadamente, em sua maioria primigesta. Por meio das VDs foi possível identificar as necessidades das mulheres e as principais orientações foram sobre sinais e sintomas comuns da gestação, queixas, alimentação, amamentação, cuidados com o corpo e cabelo, vias e plano de parto, cuidados com o bebê, sexualidade, entre outros. Além disso, foi abordado sobre a prevenção de doenças como a toxoplasmose e infecções sexualmente transmissíveis. No caso de mulheres que apresentaram uma gravidez de risco como hipertensão arterial ou diabetes gestacional, elas também receberam orientações relacionadas à patologia, tratamento e medidas de autocuidado. Percebeu-se que a VD foi um facilitador para a criação de vínculo com a gestante, pois elas demonstraram confiança nas acadêmicas, além de proporcionar uma maior adesão ao pré-natal e aos grupos educativos oferecidos pelo "Gesta Vida". Conclusão: a VD permitiu um cuidado individualizado e humanizado para as mulheres e seus familiares. Avaliou-se, as necessidades biológicas, emocionais e sociais. Oportunizou aos acadêmicos a apreensão, de maneira ampliada, das necessidades e a elaboração de planos de cuidados centrados nas singularidades de cada família. As pluralidades de espaços de aprendizagens, distintos das unidades de saúde, configuram-se em uma ferramenta pedagógica. |