Resumo |
As civilizações grega e romana da Antiguidade Clássica transmitiram um rico e extenso legado ao mundo ocidental, do qual a cultura brasileira também faz parte. Essa herança destaca-se, entre outros campos, nas artes e na literatura. No contexto brasileiro, temos em evidência o escritor Machado de Assis, o qual é conhecido pelo grande número de alusões e citações que utiliza em suas obras, constantemente fazendo em seus escritos referências que remetem à cultura greco-romana. Com essa característica, o escritor constrói uma narrativa ímpar na literatura brasileira, defendendo que a essência do escritor é ser "homem do seu tempo e do seu país, ainda quando trate de assuntos remotos no tempo e no espaço" (ASSIS, 1873). A presente pesquisa busca identificar e analisar os novos efeitos de sentido criados com esses intertextos, chamados aqui de mitemas, no diálogo observado entre a narrativa machadiana e a cultura greco-romana, que aparecem citados no conto "A Mulher de Preto". Orientando-se teoricamente através dos conceitos de dialogismo (BAKHTIN, 2002; FIORIN, 2008), intertexto (KRISTEVA, 1974), mito (BURKERT, 1991) e clássico (CALVINO, 1993; BARBOSA, BRANDÃO e TREVISAM, 2009), investigamos as relações intertextuais e discutimos a recepção da cultura clássica no conto supracitado. Para alcançar esses objetivos, além da leitura bibliográfica, identificamos e analisamos os excertos que fazem referência à Grécia e à Roma antigas, classificando-os de acordo com sua tipologia (personagens históricos ou ficcionais, bem como fatos culturais). Com base nessa tipologia, foram encontrados onze mitemas: a) três mitemas referentes ao tema religioso; b) quatro mitemas referentes à caracterização psicológica do personagem Estêvão; c) um mitema aplicado à caracterização psicológica do personagem Meneses; d) um mitema referente à relação conjugal entre os personagens Meneses e Madalena; e) além de outros dois mitemas referentes ao Padre Luís, personagem secundário e grande amigo de Estêvão. Na análise dos dados, demonstramos como Machado buscava atrelar as citações intertextuais greco-romanas com a psicologia dos personagens criados no conto. |