Resumo |
O presente trabalho se propõe a compor com uma política pública criada pela Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais denominada como “Projeto Reinventando o Ensino Médio” as práticas cotidianas engendradas em sua implementação no cotidiano escolar. Propusemos abarcar os efeitos de tal projeto, evidenciando as criações, reinvenções e conflitos, de maneira a observar e participar das redes cotidianas, as quais estão em constante movimento, em devires de alunos, professores, gestores, funcionários e comunidade escolar. Nesse sentido, acompanhamos e compomos em conjunto com os sujeitos da pesquisa as alterações curriculares na implementação do “Projeto Reinventando o Ensino Médio”. Para a realização desse trabalho utilizamos como instrumento metodológico a cartografia, uma vez que ela nos possibilita seguir as pistas do cotidiano, tecendo fios e redes de saberes. Essa pesquisa caracteriza-se pelo registro dos modos como a realidade é criada pelos sujeitos que a habitam, constituindo um território, no qual trazem marcas das complexas relações entre os sujeitos. Por meio desse estudo, levamos em consideração as complexidades das redes educativas e suas multiplicidades, o que nos instiga a desvendar algumas estratégias e táticas criadas nas relações de poder entre os sujeitos da pesquisa. Estamos seguindo as novidades, os imprevistos, as situações inesperadas por meio dos processos, ou seja, os currículos vivenciados pelo cotidiano escolar. Assim sendo, como já supracitado, estamos estabelecendo uma relação entre a proposta do governo e os agenciamentos realizados pelos/as professores/as e alunas/os no cotidiano da escola. Buscamos mapear os saberesfazeres dos mesmos, os quais são praticantes do cotidiano, bem como as movimentações e invenções realizadas na escola para que a proposta se torne praticável na realidade escolar. Nesse ensaio vamos discorrer sobre as pesquisas nos/dos/com o cotidiano, apresentar a proposta da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais para o Ensino Médio, e por fim, abordar os eventos de culminância do projeto na escola piloto, bem como expor a visão da coordenadora, professores e alunos de como incidiu o fim desse projeto no cotidiano escolar. |