Resumo |
Introdução: A adolescência é uma importante fase de transição marcada por alterações físicas, emocionais e comportamentais. Dentre essas, destacam-se as mudanças hormonais que favorecem as modificações corporais, o aparecimento de pelos e odores. Depreende-se, para que a adolescência não seja um período marcado por inseguranças e dúvidas, acredita-se que a atividade educativa seja uma estratégia que permita a vivência da adolescência de uma forma mais segura e com redução de danos como gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis, drogas licita e ilícitas, depressão, isolamento social, entre outros. Além disso, a aceitação da nova imagem corporal e da formação da identidade requer o estabelecimento de uma relação de dialogo, vínculo e acompanhamento entre o profissional de saúde e os adolescentes. Dentre os diversos temas que podem ser abordados, considera-se a higiene pessoal uma importante temática por ser composta de cuidados diários que se deve realizar para manutenção da saúde do adolescente. Sabe-se que muitos cuidados podem ser negligenciados devido à falta de conhecimento sobre sua importância, portanto, devem ser trabalhados nos serviços de saúde. Objetivo: relatar a experiência do grupo educativo com adolescentes em uma Unidade Básica de Saúde do município de Viçosa (MG). Metodologia: o grupo educativo aconteceu na Unidade Básica de Saúde do bairro Silvestre, Viçosa (MG), no primeiro semestre de 2015. Essa atividade foi elaborada por integrantes do projeto de extensão “Gesta Vida”, vinculado ao Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV. A dinâmica utilizada foi a da “caixa preta”. A atividade durou cerca de 180 minutos. Resultados/Discussão: Participaram do grupo educativo seis adolescentes do sexo feminino.Para a realização da dinâmica, utilizou-se uma caixa preta contendo artigos de higiene pessoal: absorvente, creme hidratante, alicate de unha, protetor solar, talco para os pés, desodorante, escova de dente, lenço removedor de maquiagem, entre outros. As adolescentes eram convidadas a colocar a mão no buraco feito na tampa da caixa e retirar um objeto aleatório sobre o qual eram questionadas acerca da função e modo de utilização. A partir da resposta das meninas, as integrantes do projeto acrescentavam informações sobre o cuidado higiênico diário. Compreende-se que a dinâmica superou as expectativas de seu planejamento, pois as adolescentes se mostraram interessadas e participaram ativamente da atividade. Conclusão: o grupo educativo é uma ferramenta capaz de abordar assuntos de maneira dinâmica o que favorece a construção de um conhecimento a partir das experiências particulares dos integrantes, facilita o processo de aprendizagem e a instituição de relações de confiança e afeto. Ademais, proporciona mudanças de comportamentos, reflexões sobre práticas e atitudes futuras e institui um processo de corresponsabilidade que o adolescente deve ter com a sua própria saúde. |