Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4278

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Natália Alves de Oliveira
Orientador RAQUEL MARIA AMARAL ARAUJO
Outros membros MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA, Patrícia Regina Silva Moreira
Título Modelo transteórico: impacto de intervenções educativas no comportamento de nutrizes frente à amentação
Resumo O sentimento de ansiedade e o medo de não poder amamentar são comuns durante a gestação. No acompanhamento pré-natal, é preciso entender e escutar o querer materno, bem como a ambiguidade da mulher na sua tomada de decisão sendo um período oportuno para promoção do aleitamento materno e implementação de atividades com a mulher, de forma individualizada, que incluam discussão e esclarecimento de questões. A aplicação do Modelo Transteórico nas atividades educativas possibilita a implementação de intervenções mais adequadas para a mudança de comportamento. O objetivo do estudo foi verificar o impacto de intervenções educativas, baseadas no Modelo Transteórico, no comportamento de nutrizes frente à amamentação. Realizou-se um estudo de delineamento transversal com 294 gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Municipal de Viçosa - MG, no período 2013/2014. Por meio de contato telefônico mensal as mulheres eram questionadas sobre a alimentação dos seus filhos até o sexto mês. Para a análise dos dados, utilizou-se o programa estatístico Statistical Program for Social Science (SPSS) versão 21.0 o nível de significância de 5%. Ao avaliar o grupo de 115 gestantes que participaram de intervenções educativas durante o pré-natal e pós-parto, observou-se que 52,2% das mulheres praticaram o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança. Quando analisado o estágio de mudança de comportamento das gestantes, 73,5% estavam na fase manutenção, as quais revelaram desejo amamentar exclusivamente por, pelo menos, seis meses. Já do estágio de ação, oito gestantes (7,1%) desejavam amamentar exclusivamente por, pelo menos, um mês, e não acreditavam que chegariam até o sexto mês. Dentre elas, 1 (uma) amamentou por um mês, 1 (uma) amamentou exclusivamente até o quarto mês e 6 (seis) conseguiram amamentar exclusivamente por seis meses. Conclui-se que as intervenções educativas realizadas no pré-natal, baseadas no Modelo Transteórico, apresentam reflexos positivos no prolongamento da amamentação, podendo ser considerada uma medida de grande importância para o aumento e manutenção dos índices de aleitamento materno.
Palavras-chave aleitamento materno, intervenções educativas, comportamento de nutrizes.
Forma de apresentação..... Painel
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