Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4277

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sílvia Letícia Cupertino dos Santos
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Problematização de crenças recorrentes sobre o ensino de espanhol
Resumo A língua espanhola se tornou disciplina de oferta obrigatória na escola regular de ensino médio desde 2005, a partir da sanção da lei 11.161. Em 2006, são publicadas as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, BRASIL, 2006), com um capítulo da parte de línguas estrangeiras dedicado às peculiaridades do ensino de língua espanhola. Entretanto, na realidade das escolas públicas e privadas o que a literatura aponta é que os alunos frequentemente ainda demonstram pouco entusiasmo em relação a aprendizagem da língua espanhola (COSTA, 2011). Nesse contexto, problematizar as crenças sobre o ensino e aprendizagem da língua espanhola é importante, uma vez que este estudo pode oferecer importantes pistas para ações futuras no cenário do ensino de espanhol no Brasil. Além disso, apesar dos crescentes trabalhos a respeito de crenças (BARCELOS, 2006), ainda são poucos que investigam o ensino de espanhol. Para suprir essa lacuna, este estudo teve por objetivo a revisão de teses e dissertações já publicadas no Brasil sobre crenças e ensino de espanhol buscando investigar, analisar e problematizar as crenças de alunos e professores sobre o ensino e aprendizagem da língua e sobre a cultura hispânica. A proposta desse estudo se justifica pelo fato de o ensino da língua espanhola no Brasil ser permeado frequentemente por dúvidas e incertezas devido às políticas públicas não muito claras a respeito do ensino da língua. O corpus da pesquisa constituiu-se de trabalhos publicados on-line na Biblioteca de Teses e Dissertações, Scielo e Google Acadêmico. Foram identificadas e problematizadas crenças mais recorrentes nos trabalhos pesquisados, tais como a de que o espanhol é mais fácil que outras línguas, que a gramática do espanhol é fácil, e que o espanhol é semelhante ao português, dentre outras. As implicações este trabalho sugerem a necessidade de uma análise da atual situação da língua espanhola e das carências e lacunas ainda existentes com relação ao que se acredita a respeito do ensino e aprendizagem da língua espanhola.
Palavras-chave crenças, ensino, espanhol
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.