Resumo |
Esta pesquisa considera a importância do estudo das emoções (Hargreaves, 2005; Zembylas, 2005; Aragão, 2007; Barcelos, 2013) bem como do coaching (Barkley, 2010; Knight, 2011; Aguilar, 2013;) no ensino de inglês. De acordo com Knight (2004) a aprendizagem profissional é mais efetiva quando envolve determinadas formas de apoio, como o coaching instrucional. Ele define o coach, ou seja, aquele que faz o coach instrucional (CI) como um profissional que desenvolve trabalhos em locais específicos e que ensina educadores a usar métodos comprovadamente eficazes. No Brasil, existe apenas um trabalho sobre coaching na educação (Cunha, 2014). Mais raros ainda são estudos que aliem o coaching com emoções de professores. Estudos de emoções dentro da Linguística Aplicada vêm crescendo cada vez mais nos últimos anos no Brasil (ARAGÃO, 2005, 2008, 2011; BARCELOS, 2010; COELHO, 2011), e no exterior (ZEMBYLAS, 2003; HARGREAVES, 2005; MATURANA, 2005). Entretanto, de acordo com Zembylas (2003), foi apenas nas últimas duas décadas que estudos sobre emoções de professores se intensificaram. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de mapear, durante um processo de coaching instrucional, as emoções de uma professora de inglês advindas de sua prática de ensino/aprendizagem numa escola da Zona da Mata Mineira, investigando como o coaching oferecido ajuda no entendimento e na forma de lidar com essas emoções. Objetiva-se também verificar se e como o coaching instrucional auxilia a prática da professora participante, uma professora de Inglês atuante uma escola regular. Esta pesquisa segue os parâmetros da pesquisa qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizada uma narrativa, nove gravações de sessões de coaching, a observação de quatro aulas e notas de campo. Os resultados sugerem que o processo de coaching instrucional pôde auxiliar a participante a identificar e compreender melhor as emoções relacionadas à sua prática. Constatou-se também que esse processo ajudou a participante a lidar melhor com as questões pedagógicas e com os problemas vivenciados no contexto escolar. |