Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4274

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Bárbara Cotta Padula
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Emoções de uma professora de inglês de escola regular: o papel do coaching
Resumo Esta pesquisa considera a importância do estudo das emoções (Hargreaves, 2005; Zembylas, 2005; Aragão, 2007; Barcelos, 2013) bem como do coaching (Barkley, 2010; Knight, 2011; Aguilar, 2013;) no ensino de inglês. De acordo com Knight (2004) a aprendizagem profissional é mais efetiva quando envolve determinadas formas de apoio, como o coaching instrucional. Ele define o coach, ou seja, aquele que faz o coach instrucional (CI) como um profissional que desenvolve trabalhos em locais específicos e que ensina educadores a usar métodos comprovadamente eficazes. No Brasil, existe apenas um trabalho sobre coaching na educação (Cunha, 2014). Mais raros ainda são estudos que aliem o coaching com emoções de professores. Estudos de emoções dentro da Linguística Aplicada vêm crescendo cada vez mais nos últimos anos no Brasil (ARAGÃO, 2005, 2008, 2011; BARCELOS, 2010; COELHO, 2011), e no exterior (ZEMBYLAS, 2003; HARGREAVES, 2005; MATURANA, 2005). Entretanto, de acordo com Zembylas (2003), foi apenas nas últimas duas décadas que estudos sobre emoções de professores se intensificaram. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de mapear, durante um processo de coaching instrucional, as emoções de uma professora de inglês advindas de sua prática de ensino/aprendizagem numa escola da Zona da Mata Mineira, investigando como o coaching oferecido ajuda no entendimento e na forma de lidar com essas emoções. Objetiva-se também verificar se e como o coaching instrucional auxilia a prática da professora participante, uma professora de Inglês atuante uma escola regular. Esta pesquisa segue os parâmetros da pesquisa qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizada uma narrativa, nove gravações de sessões de coaching, a observação de quatro aulas e notas de campo. Os resultados sugerem que o processo de coaching instrucional pôde auxiliar a participante a identificar e compreender melhor as emoções relacionadas à sua prática. Constatou-se também que esse processo ajudou a participante a lidar melhor com as questões pedagógicas e com os problemas vivenciados no contexto escolar.
Palavras-chave Coaching, emoções, experiências
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.