Resumo |
O contexto atual brasileiro apresenta uma situação de crise educacional e de desvalorização da docência. Essa realidade se deve a vários fatores, dentre eles, a desvalorização social e acadêmica da profissão. O presente trabalho teve como objetivo a caracterização dos professores de Ciências e Biologia da cidade de Viçosa, MG, baseado no levantamento de seu perfil e das condições de atuação dos docentes. Como proposta metodológica foram realizadas entrevistas junto aos professores de escolas municipais, estaduais e federal do município. Os dados foram analisados por meio da Estatística Descritiva e da Análise de Conteúdo. A pesquisa abrangeu 28 professores, ou seja, 87% dos professores de Ciências e Biologia de 14 diferentes escolas, sendo quatro municipais, nove estaduais e uma federal. Com base nos dados coletados foi possível levantar alguns aspectos relevantes: a maioria dos professores entrevistados (78%) é do sexo feminino e 39% têm idade entre 46 e 55 anos; 96% têm acesso a internet e 82% utilizam esse recurso para se atualizar. Em relação à formação, 79% são biólogos, sendo que 85% deles possuem licenciatura; 68% formaram-se em uma instituição pública, e metade (50%) deles formou-se na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mais da metade (61%) formou-se com a intenção de atuar como professor e 57% consideram que a graduação os preparou para tal atuação. Quando perguntados sobre a escolha profissional pela docência, 68% afirmaram que não voltariam atrás. Em relação aos motivos que mais trazem insatisfação na prática docente, 39% apontaram a falta de autonomia no exercício da profissão. Quanto ao que mais lhes traz satisfação, 29% citaram o relacionamento com os alunos e 25% o interesse dos mesmos pelas aulas. Dentre as motivações que os fazem continuar na carreira, os entrevistados citaram: o tempo de carreira; a falta de outras oportunidades; a satisfação pelo o que fazem; a participação na formação cidadã dos alunos; e a esperança de uma possível melhoria na educação. Com relação à atuação, 54% dos professores entrevistados trabalham em apenas uma escola, com média de 40 horas de atividades semanais, e têm, em média, 32 alunos por turma. As modalidades citadas como sendo as mais usadas em sala de aula foram: aula expositiva dialogada e atividades em grupo. Cerca de 40% dos professores estão envolvidos com algum projeto em parceria com a UFV, tais como PIBID, PET e PIVIC. Entre os entrevistados, 75% afirmaram que têm interesse e disponibilidade de participar de um projeto que venha a fortalecer a sua atuação como professor e contribuir para a formação de futuros professores de Ciências e Biologia. Por meio dessa pesquisa foi possível levantar o perfil e a formação inicial e continuada dos professores de Ciências e Biologia da rede pública do município de Viçosa, MG, bem como o diagnóstico da atuação e das principais situações-problema enfrentadas por eles, o que permitiu conhecer as diferentes realidades das escolas públicas de Viçosa. |