Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4272

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Nayara Soares Smith Braga
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Amanda Leal Castelo Branco, Jordana Lobo Bambirra, Taís Silva de Paula, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Título Perfil e atuação dos professores de Ciências e Biologia da rede pública do município de Viçosa, MG.
Resumo O contexto atual brasileiro apresenta uma situação de crise educacional e de desvalorização da docência. Essa realidade se deve a vários fatores, dentre eles, a desvalorização social e acadêmica da profissão. O presente trabalho teve como objetivo a caracterização dos professores de Ciências e Biologia da cidade de Viçosa, MG, baseado no levantamento de seu perfil e das condições de atuação dos docentes. Como proposta metodológica foram realizadas entrevistas junto aos professores de escolas municipais, estaduais e federal do município. Os dados foram analisados por meio da Estatística Descritiva e da Análise de Conteúdo. A pesquisa abrangeu 28 professores, ou seja, 87% dos professores de Ciências e Biologia de 14 diferentes escolas, sendo quatro municipais, nove estaduais e uma federal. Com base nos dados coletados foi possível levantar alguns aspectos relevantes: a maioria dos professores entrevistados (78%) é do sexo feminino e 39% têm idade entre 46 e 55 anos; 96% têm acesso a internet e 82% utilizam esse recurso para se atualizar. Em relação à formação, 79% são biólogos, sendo que 85% deles possuem licenciatura; 68% formaram-se em uma instituição pública, e metade (50%) deles formou-se na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mais da metade (61%) formou-se com a intenção de atuar como professor e 57% consideram que a graduação os preparou para tal atuação. Quando perguntados sobre a escolha profissional pela docência, 68% afirmaram que não voltariam atrás. Em relação aos motivos que mais trazem insatisfação na prática docente, 39% apontaram a falta de autonomia no exercício da profissão. Quanto ao que mais lhes traz satisfação, 29% citaram o relacionamento com os alunos e 25% o interesse dos mesmos pelas aulas. Dentre as motivações que os fazem continuar na carreira, os entrevistados citaram: o tempo de carreira; a falta de outras oportunidades; a satisfação pelo o que fazem; a participação na formação cidadã dos alunos; e a esperança de uma possível melhoria na educação. Com relação à atuação, 54% dos professores entrevistados trabalham em apenas uma escola, com média de 40 horas de atividades semanais, e têm, em média, 32 alunos por turma. As modalidades citadas como sendo as mais usadas em sala de aula foram: aula expositiva dialogada e atividades em grupo. Cerca de 40% dos professores estão envolvidos com algum projeto em parceria com a UFV, tais como PIBID, PET e PIVIC. Entre os entrevistados, 75% afirmaram que têm interesse e disponibilidade de participar de um projeto que venha a fortalecer a sua atuação como professor e contribuir para a formação de futuros professores de Ciências e Biologia. Por meio dessa pesquisa foi possível levantar o perfil e a formação inicial e continuada dos professores de Ciências e Biologia da rede pública do município de Viçosa, MG, bem como o diagnóstico da atuação e das principais situações-problema enfrentadas por eles, o que permitiu conhecer as diferentes realidades das escolas públicas de Viçosa.
Palavras-chave professores de Ciências e Biologia, perfil, formação continuada.
Forma de apresentação..... Painel
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