Resumo |
A seguinte oficina fez parte de um projeto sobre a cidade de Viçosa – MG, realizada no âmbito do projeto PIBID Geografia e Interdisciplinaridade, com estudantes do 6º e 7º ano da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB). Ao todo foram ministradas quatro oficinas, sobre os mais variados temas referentes a cidade de Viçosa. Na oficina em questão, trabalhamos os aspectos históricos, culturais e sociais das periferias de Viçosa, dando ênfase no bairro Nova Viçosa. Tal bairro foi escolhido em função de inúmeros estudantes do CASB residirem nele. Além disso, a história do bairro se assemelha muito a outros bairros periféricos da cidade de Viçosa, como o Amoras. Nesta empreitada, tivemos a participação de cerca 20 (vinte) estudantes dos mais variados bairros e contextos sociais. A oficina se constituiu em três momentos, divididos em dois dias. No primeiro dia contextualizamos a história do bairro, apresentando as questões políticas, econômicas e sociais deste processo por meio de uma aula expositiva-dialogada. Em seguida, dividimos os estudantes em cinco grupos, cada um com quatro estudantes e propusemos a cada um que representassem os seus bairros a partir de sua visão e sua vivencia sobre os mesmos. Isso foi feito através de pinturas, desenhos e recortes que o grupo sistematizou e apresentou em forma de cartazes aos seus colegas. A maioria dos cartazes retratou um bairro idealizado, demonstrando a insatisfação dos alunos com a real situação das regiões periféricas da cidade. O terceiro momento ocorreu em um dia posterior. Neste momento foi oferecida aos estudantes uma oficina de Hip Hop, apresentada pelo Rapper “Soldado”. Diferentemente dos momentos anteriores, desta vez a oficina foi ofertada a todos os estudantes do CASB do turno da manhã, haja vista ter ocorrido nos dois últimos horários de aula. O rapper apresentou a história deste estilo musical, demonstrando as principais influências e ressaltando sua ligação com as regiões periféricas e classes populares. Depois realizou uma apresentação musical, interpretando canções autorais que dizem respeito aos problemas políticos e sociais presentes em nossa sociedade, e músicas que reforçam a necessidade de pensar a educação de forma diferente. Para finalizar a oficina, foi aberto o espaço para os estudantes do CASB cantarem as referidas músicas. Percebemos que os estudantes receberam esta oficina de forma positiva, pois, conseguiram através das atividades propostas anteriormente expressar seus anseios e idealizações a respeito dos bairros de origem, enaltecendo as culturas originalmente periféricas. |