Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4268

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Eliete Aparecida de Souza Rosa
Orientador WAGNER BARBOSA BATELLA
Outros membros Diego Gonzaga Duarte da Silva
Título Breve História das periferias de Viçosa: uma análise educativa do bairro Nova Viçosa
Resumo A seguinte oficina fez parte de um projeto sobre a cidade de Viçosa – MG, realizada no âmbito do projeto PIBID Geografia e Interdisciplinaridade, com estudantes do 6º e 7º ano da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB). Ao todo foram ministradas quatro oficinas, sobre os mais variados temas referentes a cidade de Viçosa. Na oficina em questão, trabalhamos os aspectos históricos, culturais e sociais das periferias de Viçosa, dando ênfase no bairro Nova Viçosa. Tal bairro foi escolhido em função de inúmeros estudantes do CASB residirem nele. Além disso, a história do bairro se assemelha muito a outros bairros periféricos da cidade de Viçosa, como o Amoras. Nesta empreitada, tivemos a participação de cerca 20 (vinte) estudantes dos mais variados bairros e contextos sociais. A oficina se constituiu em três momentos, divididos em dois dias. No primeiro dia contextualizamos a história do bairro, apresentando as questões políticas, econômicas e sociais deste processo por meio de uma aula expositiva-dialogada. Em seguida, dividimos os estudantes em cinco grupos, cada um com quatro estudantes e propusemos a cada um que representassem os seus bairros a partir de sua visão e sua vivencia sobre os mesmos. Isso foi feito através de pinturas, desenhos e recortes que o grupo sistematizou e apresentou em forma de cartazes aos seus colegas. A maioria dos cartazes retratou um bairro idealizado, demonstrando a insatisfação dos alunos com a real situação das regiões periféricas da cidade. O terceiro momento ocorreu em um dia posterior. Neste momento foi oferecida aos estudantes uma oficina de Hip Hop, apresentada pelo Rapper “Soldado”. Diferentemente dos momentos anteriores, desta vez a oficina foi ofertada a todos os estudantes do CASB do turno da manhã, haja vista ter ocorrido nos dois últimos horários de aula. O rapper apresentou a história deste estilo musical, demonstrando as principais influências e ressaltando sua ligação com as regiões periféricas e classes populares. Depois realizou uma apresentação musical, interpretando canções autorais que dizem respeito aos problemas políticos e sociais presentes em nossa sociedade, e músicas que reforçam a necessidade de pensar a educação de forma diferente. Para finalizar a oficina, foi aberto o espaço para os estudantes do CASB cantarem as referidas músicas. Percebemos que os estudantes receberam esta oficina de forma positiva, pois, conseguiram através das atividades propostas anteriormente expressar seus anseios e idealizações a respeito dos bairros de origem, enaltecendo as culturas originalmente periféricas.
Palavras-chave Pibid, Geografia, Periferia
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,59 segundos.