Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4267

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ana Paula Pereira Raimundo
Orientador MARLI REGINA DOS SANTOS
Outros membros Matheus Pinheiro Braz
Título Professor informatizado – Uma inclusão digital
Resumo O projeto "Professor Informatizado" tem como proposta tornar acessível aos professores de matemática de educação básica de Viçosa e região e aos licenciandos do curso de matemática que atuam nas escolas o uso de computadores e softwares em suas aulas. Com o maior acesso de grande parte da população à computadores e outras tecnologias, houve um considerável aumento de programas e projetos que buscam a inclusão digital, pois não basta ter acesso à “máquina”, é preciso também usufruir de suas potencialidades. Neste contexto de inserção das tecnologias nas diferentes instâncias da sociedade, é importante refletir também sobre o seu uso em sala de aula e no ensino das disciplinas. Torna-se necessário criar ações de inclusão digital do professor, pois muitos deles, durante sua graduação ou em sua carreira docente, não tiveram a oportunidade de conhecer ou utilizar o computador como ferramenta de ensino. Aliado ao uso de softwares e tutoriais, o computador pode ser um poderoso recurso didático, tornando o ensino mais interativo e a aprendizagem mais dinâmica. Assim, através de cursos de capacitação, buscamos levar aos participantes as noções básicas quanto ao uso de softwares e atividades investigativas que foquem em conceitos matemáticos com a sua utilização. Dentre as ações realizadas, destacamos o curso de Introdução ao Geogebra voltou-se para a capacitação dos professores para a utilização desse programa em sala de aula. O curso foi desenvolvido em uma escola do município de Teixeiras/MG. Quinze pessoas participaram do curso, dentre eles cinco professores, sete bolsistas do PIBID e três alunos da escola. Outra atividades realizada, denominada Informatemática, ocorreu durante a V Mostra de Matemática da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, onde os alunos do sétimo ano apresentaram aos participantes jogos online relacionados com a matemática. Esta atividade foi realizada juntamente com o professor da turma. Por meio das atividades desenvolvidas foi possível verificar que os recursos computacionais são ferramentas importantes e promissoras para o ensino e aprendizagem da matemática e que ações, como as apresentadas, devem ser elaboradas e divulgadas a fim de contribuir com a qualidade do ensino da Matemática.
Palavras-chave Formação de professores, inclusão digital, matemática
Forma de apresentação..... Painel
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