Resumo |
O projeto "Professor Informatizado" tem como proposta tornar acessível aos professores de matemática de educação básica de Viçosa e região e aos licenciandos do curso de matemática que atuam nas escolas o uso de computadores e softwares em suas aulas. Com o maior acesso de grande parte da população à computadores e outras tecnologias, houve um considerável aumento de programas e projetos que buscam a inclusão digital, pois não basta ter acesso à “máquina”, é preciso também usufruir de suas potencialidades. Neste contexto de inserção das tecnologias nas diferentes instâncias da sociedade, é importante refletir também sobre o seu uso em sala de aula e no ensino das disciplinas. Torna-se necessário criar ações de inclusão digital do professor, pois muitos deles, durante sua graduação ou em sua carreira docente, não tiveram a oportunidade de conhecer ou utilizar o computador como ferramenta de ensino. Aliado ao uso de softwares e tutoriais, o computador pode ser um poderoso recurso didático, tornando o ensino mais interativo e a aprendizagem mais dinâmica. Assim, através de cursos de capacitação, buscamos levar aos participantes as noções básicas quanto ao uso de softwares e atividades investigativas que foquem em conceitos matemáticos com a sua utilização. Dentre as ações realizadas, destacamos o curso de Introdução ao Geogebra voltou-se para a capacitação dos professores para a utilização desse programa em sala de aula. O curso foi desenvolvido em uma escola do município de Teixeiras/MG. Quinze pessoas participaram do curso, dentre eles cinco professores, sete bolsistas do PIBID e três alunos da escola. Outra atividades realizada, denominada Informatemática, ocorreu durante a V Mostra de Matemática da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, onde os alunos do sétimo ano apresentaram aos participantes jogos online relacionados com a matemática. Esta atividade foi realizada juntamente com o professor da turma. Por meio das atividades desenvolvidas foi possível verificar que os recursos computacionais são ferramentas importantes e promissoras para o ensino e aprendizagem da matemática e que ações, como as apresentadas, devem ser elaboradas e divulgadas a fim de contribuir com a qualidade do ensino da Matemática. |