Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4263

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Dyjane dos Passos
Orientador GERALDO MARCIO ALVES DOS SANTOS
Outros membros Fernanda Pereira Cabral, Jânisson da Silva Leite, Jéssica das Dôres de Moraes, Leandro Baptista, MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA, Nathalia Fernandes Cabral
Título Rompendo o silêncio escolar e redimensionando as relações étnicas na infância
Resumo O projeto busca trabalhar com ações lúdicas enfocando as relações étnicas e a educação. Inspirados na lei 10.639/2003 objetiva-se trabalhar as histórias que ilustram o universo das culturas africanas e dos afor-descentendes no Brasil. Nesse sentido, o publico alvo são crianças do educação infantil e das series iniciais do ensino fundamental das escolas públicas de Viçosa e microrregião. Outro ponto de interesse do projeto está na contribuição histórica e cultural do grupo de Congado do distrito de Airões, pertencente ao município de Paula Candido. No intuito de trabalharmos com a vivência significativa e na desconstrução de preconceitos, oferecemos as crianças o contato com outros universos culturais identitários, assim promovemos a integração e acolhimento das crianças negras, e também ampliamos os horizontes das crianças para outras manifestações culturais que não as hegemônicas. A Ludoteca surge nesse cenário como articuladora dos encontros entre a equipe do projeto e as crianças das escolas públicas, onde recebemos na sede da Ludoteca as turmas e assim desenvolvemos atividades orientadas de acordo com a facha etária. E também fazemos visitas nas escolas que solicitam nossa intervenção, levando atividades lúdicas e pedagógicas. A contação de histórias é o nosso instrumento metodológico em que nos possibilita o momento de trabalharmos as questões que envolvem as relações étnicas culturais, de forma pedagógica e dialógica intervimos nas concepções hegemônicas que as crianças carregam, dando a elas a oportunidade de e ver e imaginar seu mundo infantil com outras relações possíveis e diferentes da hegemonia branca, eurocêntrica. Apoiados na lei 10.639/03 alcançamos como resultados até o momento o enriquecimento da prática formativa acadêmica e do exercício profissional em salas de aulas dos professores que estiveram junto a nossa equipe durante as intervenções do projeto. Tivemos também encontros semanais do Grupo de Estudo Infância, Lúdico e Educação, com o debate de textos que norteiam nossas concepções e ações. Produzimos atividades para serem trabalhadas em complementação as oficinas lúdicas de contação de história. Dentre os impactos causados na comunidade citamos a consolidação do Grupo de Congos com expressão da cultura local; ampliação do universo de formação dos alunos da graduação envolvidos nas atividades, em ensino, pesquisa e extensão; visibilidade do grupo de Congos, visibilidade das questões étnicas raciais que norteiam as relações intra-escolares, entre outros. Diante do exposto, conclui-se que o projeto tem contribuindo para o empoderamento, a autoestima, visibilidade e valorização das culturas afrodescendentes nas relações escolares, e assim viabiliza a construção de subsídios para a implementação da lei 10.639/03 nas práticas educacionais pedagógicas.
Palavras-chave Educação, relações étnicas-raciais, empoderamento
Forma de apresentação..... Painel
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