ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação, diversidade e inclusão |
Setor |
Departamento de Educação |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Dyjane dos Passos |
Orientador |
GERALDO MARCIO ALVES DOS SANTOS |
Outros membros |
Fernanda Pereira Cabral, Jânisson da Silva Leite, Jéssica das Dôres de Moraes, Leandro Baptista, MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA, Nathalia Fernandes Cabral |
Título |
Rompendo o silêncio escolar e redimensionando as relações étnicas na infância |
Resumo |
O projeto busca trabalhar com ações lúdicas enfocando as relações étnicas e a educação. Inspirados na lei 10.639/2003 objetiva-se trabalhar as histórias que ilustram o universo das culturas africanas e dos afor-descentendes no Brasil. Nesse sentido, o publico alvo são crianças do educação infantil e das series iniciais do ensino fundamental das escolas públicas de Viçosa e microrregião. Outro ponto de interesse do projeto está na contribuição histórica e cultural do grupo de Congado do distrito de Airões, pertencente ao município de Paula Candido. No intuito de trabalharmos com a vivência significativa e na desconstrução de preconceitos, oferecemos as crianças o contato com outros universos culturais identitários, assim promovemos a integração e acolhimento das crianças negras, e também ampliamos os horizontes das crianças para outras manifestações culturais que não as hegemônicas. A Ludoteca surge nesse cenário como articuladora dos encontros entre a equipe do projeto e as crianças das escolas públicas, onde recebemos na sede da Ludoteca as turmas e assim desenvolvemos atividades orientadas de acordo com a facha etária. E também fazemos visitas nas escolas que solicitam nossa intervenção, levando atividades lúdicas e pedagógicas. A contação de histórias é o nosso instrumento metodológico em que nos possibilita o momento de trabalharmos as questões que envolvem as relações étnicas culturais, de forma pedagógica e dialógica intervimos nas concepções hegemônicas que as crianças carregam, dando a elas a oportunidade de e ver e imaginar seu mundo infantil com outras relações possíveis e diferentes da hegemonia branca, eurocêntrica. Apoiados na lei 10.639/03 alcançamos como resultados até o momento o enriquecimento da prática formativa acadêmica e do exercício profissional em salas de aulas dos professores que estiveram junto a nossa equipe durante as intervenções do projeto. Tivemos também encontros semanais do Grupo de Estudo Infância, Lúdico e Educação, com o debate de textos que norteiam nossas concepções e ações. Produzimos atividades para serem trabalhadas em complementação as oficinas lúdicas de contação de história. Dentre os impactos causados na comunidade citamos a consolidação do Grupo de Congos com expressão da cultura local; ampliação do universo de formação dos alunos da graduação envolvidos nas atividades, em ensino, pesquisa e extensão; visibilidade do grupo de Congos, visibilidade das questões étnicas raciais que norteiam as relações intra-escolares, entre outros. Diante do exposto, conclui-se que o projeto tem contribuindo para o empoderamento, a autoestima, visibilidade e valorização das culturas afrodescendentes nas relações escolares, e assim viabiliza a construção de subsídios para a implementação da lei 10.639/03 nas práticas educacionais pedagógicas. |
Palavras-chave |
Educação, relações étnicas-raciais, empoderamento |
Forma de apresentação..... |
Painel |