Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4258

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Renato Lopes Coelho
Orientador CEZAR LUIZ DE MARI
Outros membros Caroline Oliveira Neves de Lima
Título A disciplina de Cultura e Cidadania no Cursinho Popular DCE/UFV: (de)formando e transformando a prática pedagógica.
Resumo A disciplina Cultura e Cidadania possui caráter versátil e passou por muitas redefinições desde sua criação, isso se deu de acordo com as necessidades do Cursinho Popular DCE/UFV. Sendo inicialmente concebida como uma disciplina, e num segundo momento, como um projeto com atribuições tanto em sala de aula com os educandas/os, quanto em reuniões com educadoras/es, também atua na construção de espaços de formação. A disciplina constituiu-se, desde o início, num espaço de articulação com as disciplinas curriculares, devendo ser trabalhada através de discussões, interpretações, organização participativa, formação política, social e cultural, em que a/o educanda/o tem contato com várias temáticas históricas e atuais. Ela constitui um espaço que fomenta opinião política, instigando as/os educandas/os a se tornarem mais críticas/os quanto a situações da vida, correlacionando seus saberes os aos temas que poderão ser abordados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Como destacado, a disciplina é uma importante ferramenta de aprendizagem e formação de estudantes de graduação da UFV, uma vez que possibilita o contato com a prática educativa e a formulação de novas metodologias de ensino, que abarcam o público diversificado que compõem o Cursinho, que é desde o trabalhador que completou o ensino médio há um tempo ao estudante do 3º ano. Esta disciplina existe no Cursinho popular DCE/UFV desde o ano de 2003 denominando-se inicialmente com o nome ética e cidadania e se adaptando para cultura e cidadania a partir do ano de 2012. Atualmente o trabalho do projeto vem se dando de diversas formas que englobam aulas expositivas, círculos de cultura, cine debates, dinâmicas de interação e promoção de debates variados, que contam com a intervenção de membros de movimentos sociais envolvidos em lutas e pautas de diferentes setores. Trabalhando uma lógica questionadora e provocativa a disciplina busca ser uma ponte que interliga experiências e conteúdo, tentando através de diferentes eixos temáticos pensar o cotidiano dos indivíduos por outros ângulos, onde elementos interdisciplinares e transdisciplinares vão trazer para a sala de aula uma consciência questionadora e ciente da diversidade que rege o mundo, desconstruindo assim uma série de paradigmas impostos pela alta sociedade os quais muitas vezes estigmatizam e ocultam uma serie de desigualdades sociais que passam a se tornar mais explicitas dentro das discussões promovidas nas aulas e em outros espaços do cursinho. As dinâmicas e metodologias aplicadas pelo projetos estão sempre em constante modificação, pois em cada sala as aulas se moldam de acordo com a participação dos educandos/as, e o processo pedagógico é desenvolvido pelo diálogo entre uma perspectiva local que visa partir para construção de novas perspectivas globais.
Palavras-chave Cultura, Cidadania, Educação
Forma de apresentação..... Painel
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