Resumo |
A disciplina Cultura e Cidadania possui caráter versátil e passou por muitas redefinições desde sua criação, isso se deu de acordo com as necessidades do Cursinho Popular DCE/UFV. Sendo inicialmente concebida como uma disciplina, e num segundo momento, como um projeto com atribuições tanto em sala de aula com os educandas/os, quanto em reuniões com educadoras/es, também atua na construção de espaços de formação. A disciplina constituiu-se, desde o início, num espaço de articulação com as disciplinas curriculares, devendo ser trabalhada através de discussões, interpretações, organização participativa, formação política, social e cultural, em que a/o educanda/o tem contato com várias temáticas históricas e atuais. Ela constitui um espaço que fomenta opinião política, instigando as/os educandas/os a se tornarem mais críticas/os quanto a situações da vida, correlacionando seus saberes os aos temas que poderão ser abordados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Como destacado, a disciplina é uma importante ferramenta de aprendizagem e formação de estudantes de graduação da UFV, uma vez que possibilita o contato com a prática educativa e a formulação de novas metodologias de ensino, que abarcam o público diversificado que compõem o Cursinho, que é desde o trabalhador que completou o ensino médio há um tempo ao estudante do 3º ano. Esta disciplina existe no Cursinho popular DCE/UFV desde o ano de 2003 denominando-se inicialmente com o nome ética e cidadania e se adaptando para cultura e cidadania a partir do ano de 2012. Atualmente o trabalho do projeto vem se dando de diversas formas que englobam aulas expositivas, círculos de cultura, cine debates, dinâmicas de interação e promoção de debates variados, que contam com a intervenção de membros de movimentos sociais envolvidos em lutas e pautas de diferentes setores. Trabalhando uma lógica questionadora e provocativa a disciplina busca ser uma ponte que interliga experiências e conteúdo, tentando através de diferentes eixos temáticos pensar o cotidiano dos indivíduos por outros ângulos, onde elementos interdisciplinares e transdisciplinares vão trazer para a sala de aula uma consciência questionadora e ciente da diversidade que rege o mundo, desconstruindo assim uma série de paradigmas impostos pela alta sociedade os quais muitas vezes estigmatizam e ocultam uma serie de desigualdades sociais que passam a se tornar mais explicitas dentro das discussões promovidas nas aulas e em outros espaços do cursinho. As dinâmicas e metodologias aplicadas pelo projetos estão sempre em constante modificação, pois em cada sala as aulas se moldam de acordo com a participação dos educandos/as, e o processo pedagógico é desenvolvido pelo diálogo entre uma perspectiva local que visa partir para construção de novas perspectivas globais. |