Resumo |
Diversos estudos apontam a relação direta entre universidades e transformações no espaço urbano. Como instituição física e humana, a universidade resulta da vida urbana e nela interfere, pois gera uma dinâmica de usos, relações e impactos que modificam a configuração físico-espacial da cidade, sua economia, e ainda influencia cultural e socialmente a população com a qual interage e gera vínculos. Considerando os possíveis desdobramentos da relação entre cidade e universidade, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as transformações no processo de produção do espaço urbano da cidade de Viçosa, MG, sob o impacto do REUNI – Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – implantado em 2007 e finalizado em 2012. Especificamente, esta pesquisa analisou as transformações que estão ocorrendo no uso e ocupação do solo urbano no setor de comércio localizado na área central da cidade e nos bairros Ramos e Clélia Bernardes, regiões estas próximas e contíguas à UFV – Universidade Federal de Viçosa. Os procedimentos metodológicos utilizados para realização da pesquisa foram pesquisa bibliográfica e trabalho de campo. A partir dos estudos realizados, observou-se que a implantação do REUNI pela UFV contribuiu para as transformações nos processos de uso e ocupação do solo nas áreas próximas ao campus, principalmente quanto à natureza dos comércios e serviços disponíveis, voltados mormente ao atendimento de uma demanda estudantil, como os restaurantes self-service, lanchonetes, padarias, lojas de informática, imobiliárias, etc. Foram ainda identificados dois outros importantes fenômenos: o crescente processo de gentrificação da área estudada e o aumento no número de franquias em diferentes ramos do comércio que passaram a se instalar na cidade, com destaque para o ramo de alimentação. Sendo assim, nota-se a partir da pesquisa a relevância do papel da universidade na transformação do espaço urbano, o que pôde ser notado através das mudanças tanto da natureza quanto do padrão dos estabelecimentos comerciais, principalmente nas áreas próximas à instituição. |