Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4239

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lorena Luana Batista
Orientador DEBORA CARVALHO FERREIRA
Outros membros Flávia Vieira Glueck, Isabella Barbosa Salgado, José Renan Vieira da Costa Junior, Laís Rodrigues Maffia, Lhorrana Lóren Coelho de Oliveira, Mariana Maia de Faria, Rafaella Rêllo Pinto Coelho Carvalho
Título Promoção da saúde na escola
Resumo O trabalho educativo com crianças e adolescentes se estabelece como instrumento importante para a efetivação de intervenções na população visando à promoção da saúde. Diante dessa realidade, diretrizes oficiais foram estabelecidas apresentando políticas de incentivo à integração e articulação entre saúde e educação. Este projeto objetiva a realização de oficinas educativas, alicerçadas nas metas da política nacional de saúde escolar, por intermédio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde com 250 alunos de 8 turmas do ensino fundamental da Escola Estadual Effie Rolfs, da faixa etária entre 9 e 12 anos. Com o propósito de ampliar conhecimentos acerca de temas referentes à saúde, as atividades desenvolvidas visam à construção de saberes e práticas de promoção e educação em saúde que propiciem o fortalecimento da participação social e empoderamento dos sujeitos envolvidos. O projeto, desenvolvido em parceria com docentes e supervisão pedagógica da Escola desde 2013, encerrou duas etapas: inicialmente, foram coletadas informações junto aos alunos, pais e professores sobre o trabalho da temática saúde em sala de aula, com o intuito de intervir, posteriormente, através de ações educativas, de modo a atender às demandas apresentadas. Dessa forma, as oficinas são planejadas e realizadas quinzenalmente pela equipe do projeto, que compreende 27 estudantes do curso de Medicina, conjuntamente com a professora coordenadora, e abarcam questões como alimentação e vida saudável, tabagismo, drogas e sexualidade. As atividades abrangem metodologia de participação ativa, fundamentada no método Freiriano de ensino-aprendizagem, na esfera da Educação Popular em Saúde, com o compartilhamento de aprendizados e experiências e a valorização do conhecimento prévio dos alunos através da realização de brincadeiras, jogos, dinâmicas e atividades lúdicas que promovem a estruturação e otimização de práticas e hábitos de educação em saúde. Ao evidenciar crianças e jovens em seu contexto social e determinar a expansão dos espaços de debate e tomada de decisões, o projeto suscita a elaboração de uma análise crítica e reflexiva em relação à produção de valores e ações que proporcionam a saúde e a participação social de todos os integrantes da comunidade escolar, na medida em que fomenta a formação cidadã e o desenvolvimento humano. Concomitantemente, as oficinas proporcionam aos membros da equipe a oportunidade de serem introduzidos no protagonismo de ações educativas e atividades comunitárias, através de práticas no âmbito da promoção da saúde, na realidade social em que estão inseridos. Nessa perspectiva, o projeto propõe ações para a consolidação da educação em saúde fundamentada em valores positivos e no trabalho integrado, que fortalecem nas crianças e adolescentes as competências imprescindíveis ao engajamento para o exercício da cidadania e as práticas de promoção da saúde no ambiente escolar, tornando-os sujeitos atuantes na construção da saúde pública.
Palavras-chave educação em saúde, promoção da saúde, saúde na escola
Forma de apresentação..... Painel
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