Outros membros |
Flávia Vieira Glueck, Isabella Barbosa Salgado, José Renan Vieira da Costa Junior, Laís Rodrigues Maffia, Lhorrana Lóren Coelho de Oliveira, Mariana Maia de Faria, Rafaella Rêllo Pinto Coelho Carvalho |
Resumo |
O trabalho educativo com crianças e adolescentes se estabelece como instrumento importante para a efetivação de intervenções na população visando à promoção da saúde. Diante dessa realidade, diretrizes oficiais foram estabelecidas apresentando políticas de incentivo à integração e articulação entre saúde e educação. Este projeto objetiva a realização de oficinas educativas, alicerçadas nas metas da política nacional de saúde escolar, por intermédio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde com 250 alunos de 8 turmas do ensino fundamental da Escola Estadual Effie Rolfs, da faixa etária entre 9 e 12 anos. Com o propósito de ampliar conhecimentos acerca de temas referentes à saúde, as atividades desenvolvidas visam à construção de saberes e práticas de promoção e educação em saúde que propiciem o fortalecimento da participação social e empoderamento dos sujeitos envolvidos. O projeto, desenvolvido em parceria com docentes e supervisão pedagógica da Escola desde 2013, encerrou duas etapas: inicialmente, foram coletadas informações junto aos alunos, pais e professores sobre o trabalho da temática saúde em sala de aula, com o intuito de intervir, posteriormente, através de ações educativas, de modo a atender às demandas apresentadas. Dessa forma, as oficinas são planejadas e realizadas quinzenalmente pela equipe do projeto, que compreende 27 estudantes do curso de Medicina, conjuntamente com a professora coordenadora, e abarcam questões como alimentação e vida saudável, tabagismo, drogas e sexualidade. As atividades abrangem metodologia de participação ativa, fundamentada no método Freiriano de ensino-aprendizagem, na esfera da Educação Popular em Saúde, com o compartilhamento de aprendizados e experiências e a valorização do conhecimento prévio dos alunos através da realização de brincadeiras, jogos, dinâmicas e atividades lúdicas que promovem a estruturação e otimização de práticas e hábitos de educação em saúde. Ao evidenciar crianças e jovens em seu contexto social e determinar a expansão dos espaços de debate e tomada de decisões, o projeto suscita a elaboração de uma análise crítica e reflexiva em relação à produção de valores e ações que proporcionam a saúde e a participação social de todos os integrantes da comunidade escolar, na medida em que fomenta a formação cidadã e o desenvolvimento humano. Concomitantemente, as oficinas proporcionam aos membros da equipe a oportunidade de serem introduzidos no protagonismo de ações educativas e atividades comunitárias, através de práticas no âmbito da promoção da saúde, na realidade social em que estão inseridos. Nessa perspectiva, o projeto propõe ações para a consolidação da educação em saúde fundamentada em valores positivos e no trabalho integrado, que fortalecem nas crianças e adolescentes as competências imprescindíveis ao engajamento para o exercício da cidadania e as práticas de promoção da saúde no ambiente escolar, tornando-os sujeitos atuantes na construção da saúde pública. |