Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4238

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Camila Lima Murta
Orientador MARISTELA SIOLARI DA SILVA
Outros membros MARIA ALBA PEREIRA DE DEUS, Patrícia Sabrina da Costa Acácio
Título Educação Urbana e Patrimonial: Construindo cidadania e sociabilidade nas escolas públicas de Viçosa – MG
Resumo Este projeto tem como objetivo desenvolver atividades que proporcione às crianças o desenvolvimento da percepção crítica em relação à produção e apropriação do espaço público, e que elas percebam que são agentes fundamentais da evolução do mesmo. O projeto consiste em unir conhecimentos multidisciplinares, como Arquitetura e Urbanismo , Geografia e Pedagogia, tendo como objetivo geral estabelecer as interfaces entre educação e a produção do espaço urbano e elaborar metodologias que potencializem e agreguem esses dois campos de conhecimento, sempre adaptando a apresentação e a abordagem dos temas para que a compreensão por parte das crianças seja plena. A execução se da por meio de atividades semanais desenvolvidas junto a estudantes de escolas públicas do quarto e sexto ano do ensino fundamental, o projeto procura despertar noções de cidadania e democracia urbana, preparando alunos-cidadãos para conhecerem e conviverem no espaço público, na condição de atores sociais coletivos, através da exploração de lições básicas cotidianas, lições essas que buscam apresentar a importância de assuntos até então naturalizados para os mesmos. Em suma, as atividades desenvolvidas buscam trabalhar, de forma lúdica, as questões urbanas, problematizando seus principais conceitos e adequando à realidade aproximada de cada um dos alunos, são colhidos resultados através da execução de atividades manuais ou orais, em grupo ou individuais, sempre com supervisão, porém sem intervenções por parte dos orientadores. Em linhas gerais, avalia-se que as atividades realizadas foram sinceramente produtivas. As crianças passaram a se conscientizar sobre os problemas que ocorrem na cidade a partir da discussão sobre o próprio espaço urbano em que vivem. Embora as turmas tenham demonstrado dificuldades em termos de concentração, os ideais da educação urbana e patrimonial vem sendo difundidos entre as crianças, as quais se tornam agentes multiplicadores desses conhecimentos para suas famílias e comunidades.

Autor: Camila Lima Murta
Orientadora: Maristela Siolari da Silva
Palavras-chave Educação Urbana, Criança, Cidade
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.