Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4234

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Meio Ambiente e Conservação da Natureza
Setor Departamento de Biologia Vegetal
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Jordana Botelho Ferreira
Orientador FLAVIA CRISTINA PINTO GARCIA
Outros membros Lívia Constâncio de Siqueira, Vanessa Maria da Silva Miranda
Título A educação Ambiental no Horto Botânico da UFV
Resumo O Horto Botânico da Universidade Federal de Viçosa é uma coleção de plantas vivas, nativas e introduzidas com fins didáticos, de pesquisa, ensino e extensão. Apresenta uma área de 9.556 metros quadrados, cobertos por espécies remanescentes de um pequeno fragmento de Floresta Semidecídua Secundária e enriquecido por espécies exóticas. Assim sendo, apresenta diversidade botânica e oferece a oportunidade de abordar diversos assuntos relacionados à biodiversidade e educação ambiental. O projeto de educação ambiental, tem como principal objetivo, utilizar o Horto Botânico como um espaço para a sua prática de educação ambiental através de atividades recreativas, dinâmicas, oficinas e visitas monitoradas com escolas e outros grupos da comunidade. Esperamos integrar a UFV à comunidade, por meio de um maior contato com a natureza, sensibilizando a população quanto aos mais diversos problemas ambientais. Dentre as ações desenvolvidas, até o momento , estão a elaboração de um folder e uma página do projeto, nas redes sociais, com a apresentação da proposta e seus objetivos, para a divulgação do projeto, nas instituições de ensino de Viçosa e região. Até o momento, foram recebidas cerca de 330 pessoas de diversas faixas etárias, entre cinco e 90 anos. Dentre elas estão estudantes da educação infantil, ensino fundamental, graduação, cursos técnicos, núcleo de educação para adultos (NEAD), grupo da terceira idade. As visitas monitoradas foram realizadas de forma participativa onde os visitantes foram estimulados a se manifestar, através de perguntas, exemplos, instalações e identificação com a realidade deles. No percorrer das trilhas foram observadas: a variação morfológica das plantas, sua relação com o ambiente e a sua importância econômica e ecológica. Monitorados por integrantes do projeto, foram trabalhados temas como: biodiversidade, importância da preservação do meio ambiente, plantas nativas e exóticas, e os diferentes biomas Brasileiros. Realizamos dinâmicas e atividades recreativas, de acordo com a faixa etária dos visitantes. Durante a Semana do Fazendeiro o Horto foi um dos locais onde funcionou uma das Instalações Pedagógicas da Troca de Saberes, evento no qual participaram agricultores e estudantes de Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). Durante o evento foram abordados assuntos sobre a diversidade de plantas em um sistema natural, sistemas agroflorestais, sua importância e a etnobotânica, com as mais variadas categorias de usos. O impacto causado pode ser notado pelo interesse dos participantes em realizar as atividades propostas e na vontade de retornar para visitas futuras, com outras turmas. O trabalho iniciado nas visitas, geralmente, tem continuidade nas escolas, atingindo assim o nosso objetivo principal que é a difusão do saber sobre a biodiversidade e conservação ambiental e a conscientização dos visitantes do Horto Botânico de forma prática e didática.
Palavras-chave Horto Botânico, Educação Ambiental, Biodiversidade
Forma de apresentação..... Painel
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