Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4231

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Alice Cristina Rodrigues
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Izabela Ferreira Fialho, Jaqueline Araújo Reis, Larissa Freitas Ferreira, Leandro de Souza Lopes
Título O uso dos jogos didáticos como estratégia de ensino
Resumo Diversos estudos têm demonstrado que os jogos educativos podem proporcionar um aprendizado mais significativo para os estudantes, pois é desenvolvido em um ambiente de prazer e descontração. Além disso, podem promover a interação entre professor-aluno e aluno-aluno, uma vez que os jogos requerem a participação de duas ou mais pessoas e possibilitam que o aluno desenvolva sua imaginação e conhecimento. Os jogos representam um tipo de recurso que pode ser utilizado em todos os anos do ensino fundamental e médio. Dessa forma, constituem uma ferramenta importante para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, visto que os alunos têm dificuldades para se concentrarem, por muito tempo, em aulas apenas teóricas. Com isso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia da utilização de um tipo de jogo didático no processo de aprendizagem dos alunos. Este jogo foi aplicado para uma turma de 2o ano (ensino médio) de uma Escola Estadual de Viçosa/Minas Gerais e, os alunos foram divididos em equipes para competir entre si. O jogo desenvolvido baseou-se nas regras do jogo da memória e abordou o assunto “Doenças virais”. Como em um jogo de memória normal, os alunos deviriam formar pares entre as cartas contendo o nome da doença e suas características (forma de transmissão, principal órgão atingido, sintomas, existência ou não de vacina, possíveis sequelas, etc.). Antes e após o jogo, foram aplicados um pré e um pós teste, respectivamente, com a finalidade de permitir a comparação entre as respostas dos alunos e observar se houve diferenças nas respostas com a utilização da estratégia de ensino adotada. Ressalta-se que os dois testes continham as mesmas perguntas teóricas e que no pós teste, os alunos ainda puderam avaliar a atividade, dizendo se gostaram ou não da mesma e o que foi aprendido durante o jogo. Enquanto o rendimento médio da turma, no pré teste, foi de 67%, a média adquirida no pós teste atingiu 90%, e todos os educandos avaliaram o jogo positivamente. Esse resultado mostra que o jogo da memória é um recurso eficaz para que o professor possa ensinar de forma diferenciada e produtiva. Isso ocorre porque os jogos didáticos são atividades lúdicas em que os conhecimentos deixam de ser abstratos, proporcionando ao aluno uma aprendizagem mais eficiente e de forma interativa. Vale destacar que esse jogo, bem como outros tipos de jogos, pode ser adaptado para outras séries dos anos escolares.
Palavras-chave Atividades lúdicas, ensino-aprendizagem, formação de professores
Forma de apresentação..... Painel
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