Resumo |
Muito se sabe a respeito da importância do Teatro na Educação em todos os campos de atuação. Os princípios pedagógicos do Teatro traçam relações claras entre Teatro e educação, considerando essa arte como uma forma humana de expressão, a semiótica e a cultura. As contribuições dos jogos teatrais e do teatro na aprendizagem de alunos na Educação Infantil têm sido observadas no sentido que cada jogo além da função recreativa tem uma intenção educativa auxiliando no processo de ensino e aprendizagem dos alunos no seu desenvolvimento. Assim, o teatro e os jogos teatrais são entendidos como recursos que proporcionam para as crianças o prazer quando está brincado como também ensinam e educam quando são instigadas propositalmente por seus educadores no auxilio do desenvolvimento de certas habilidades em salas de aula. O objetivo da presente pesquisa foi de analisar a importância da utilização do teatro como metodologia de ensino na Educação Infantil, especificamente no tratamento da História da Educação Física. No período de fevereiro a julho de 2015, foram apresentados em uma determinada escola pública do município de Ponte Nova/MG, vivências teatrais, abordando os seguintes conteúdos: Atividade Física na Pré Historia, Idade Média, Renascimento, Jogos e Olímpicos e Atualidade. Essas vivências foram apresentadas por alunos do curso de Educação Física da Fupac/Ponte Nova, em tempo/espaço/lugar do conteúdo Educação Física, na referida escola. O primeiro grande desafio na abordagem da História da Educação Física na Educação Infantil, foi evidenciar que a História não é matéria com um fim em si mesma e que seu estudo é imprescindível para conhecer o presente, entender o mundo e a nós mesmos e, de posse dessa compreensão, projetarmos o futuro. De acordo com entrevista realizada com professor da disciplina, podemos considerar que a vivência em questão assumiu as seguintes perspectivas: a) enquanto metodologia de trabalho o teatro envolveu as possibilidades (o “vir a ser”), a intuição, a intersubjetivação e a criatividade; b) Permitiu características, como: memorização, oralidade, leitura, pesquisa, criatividade e expressão corporal; c) Estabeleceu construções imagéticas entre teoria e observação prática, permitindo conexões entre leituras sobre o conhecimento em questão. Podemos considerar que o teatro é um importante recurso didático pedagógico para o desenvolvimento da criança dando suporte para sua trajetória na vida social, proporcionando experiências novas que contribui para o crescimento integral da criança sobre vários aspectos. |