Resumo |
Aprender Química e Física para alguns alunos não é fácil. Atualmente essa dificuldade vem sendo discutida por alguns professores que buscam novos métodos para uma melhor compreensão de conceitos abstratos e que na maioria das vezes são apresentados apenas na forma teórica. Resultados de pesquisas coordenados por universidades norte-americanas, britânicas e brasileiras confirmam que a utilização de técnicas de instrução inovadoras e atraentes, que deem ênfase a compreensão qualitativa dos princípios físicos, devem ser encorajadas. Os professores reconhecem que a escola está desatualizada em relação a sociedade e que os alunos estão cada vez mais desinteressados pelas atividades escolares tradicionais. Por estes motivos, tentam introduzir as tecnologias nas práticas educativas, embora não tenham conhecimento profundo do seu potencial pedagógico. Assim, a inserção das tecnologias limita-se, em muitos casos, a evidenciar o seu caráter atrativo, sem que se toquem em questões chaves dos processos pedagógicos, a relação professor-aluno, as novas formas de aprender e construção do conhecimento. Com o avanço da tecnologia foram desenvolvidos diversos sensores com diferentes funções que são capazes de determinar a presença e a quantidade de várias substâncias. Porém, para que haja um melhor aproveitamento das suas vantagens, as tecnologias necessitam de um planejamento adequado e de professores devidamente formados e atualizados. Durante o projeto foram desenvolvidos cinco roteiros, ebulioscopia e crioscopia, cinética química, hidrolise salina, fermentação do caldo de cana e solubilização endotérmica e exotérmica. Os sensores utilizados foram os de pH, temperatura, CO2 e O2. Em um roteiro, cinética química, conseguimos associar dois sensores; O2 e temperatura. Com o uso de sensores foi possível obtenção de gráficos que tornam o aluno menos passivo e possibilitam uma melhor percepção sobre como cada fator interfere na velocidade da reação. Por meio da metodologia proposta neste trabalho foi possível a elaboração de roteiros para aulas experimentais visando à utilização de novas tecnologias. Os roteiros propostos atendem bem ao uso de novas tecnologias no ensino de ciências. |