Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4201

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Maria Goreth Lourenço Caetano
Orientador DEISE MOURA DE OLIVEIRA
Outros membros Ariana Colombari de Godoi Floresta, Vanessa de Souza Amaral
Título Educação permanente no âmbito do Sistema Único de Saúde: experiências e expectativas de enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família
Resumo Introdução: a Estratégia de Saúde da Família (ESF) visa a reorientação do modelo assistencial e o enfermeiro se encontra em um importante espaço de atuação na mesma. Para que esta reorientação ocorra na prática faz-se necessário investir na educação permanente (EP), que tem como objetivo formação em serviço. Esta deve se pautar no acervo de conhecimentos e na prática cotidiana dos profissionais de saúde, bem como em suas expectativas de formação no contexto em que atua. Objetivos: compreender as experiências e as expectativas do enfermeiro em relação à educação permanente na ESF. Metodologia: pesquisa qualitativa realizada com 11 enfermeiros da ESF de um munícipio de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu entre março e maio de 2015, por meio de entrevista com questões abertas. Os dados foram categorizados e analisados à luz da Fenomenologia de Alfred Schtuz, em consonância com a literatura pertinente à temática. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa, conforme o Parecer nº 909.717, 09 de dezembro de 2014. Resultados: os depoimentos permitiram a emersão de categorias e subcategorias de estudo. A primeira categoria, intitulada ‘O significado da Educação Permanente para o enfermeiro da ESF” teve como subcategorias “Perspectivas Conceituais” e “A importância atribuída à Educação Permanente”. A segunda categoria, denominada ‘‘O enfermeiro e a Educação Permanente na saúde da família” trouxe como subcategorias “Reconhecendo-se em educação permanente”, “Reconhecendo dificuldades no processo de formação em serviço” e “Identificando e vislumbrando desdobramentos por meio da educação permanente”. A maioria dos enfermeiros significam a educação permanente como capacitação para o serviço, realizada de modo pontual e voltada prioritariamente para o aspecto instrumental, associando-a à participação em cursos oferecidos por instituições, como secretaria de saúde e universidade. Apesar de compreenderem a importância da EP sentem dificuldades para realizá-la na prática, comumente relacionada à falta de tempo, em virtude da sobrecarga de atividades na APS. As expectativas que os enfermeiros trazem a partir da EP assentam-se na importância que atribuem à formação em serviço e no auxílio conferido pelo Projeto de Educação Permanente que participam na universidade pública do município estudado. Neste contexto, enfatiza-se a troca de experiências e de atualização/ampliação do conhecimento como anseios que merecem destaque. Conclusão: o estudo promove um despertar para os enfermeiros que atuam no ensino e no serviço quanto à importância de investir na EP no processo de formação e nas práticas de saúde. Para os gestores, espera-se que este estudo sinalize aspectos que merecem atenção e investimento de esforços no incentivo e implementação da EP, de modo a responder às expectativas de qualificação do enfermeiro na ESF e as do próprio Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave Enfermagem, Educação Continuada, Saúde da Família.
Forma de apresentação..... Painel
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