Resumo |
A fim de se tornarem mais rentáveis e competitivas, as empresas procuram o desenvolvimento interno para potencializar os seus resultados. A Gestão pela Qualidade Total contribui com este potencial, uma vez que é uma ferramenta utilizada pelas empresas que desejam a reorientação gerencial, fundamentada em três pilares: envolvimento dos profissionais para atingir os objetivos estratégicos, melhoria contínua dos processos e decisões baseadas em fatos e dados. Esses pilares são essenciais para que a organização tenha um sistema de gestão estruturado e pensado estrategicamente. Por não ser um modelo normativo, pode-se adequar em todos os tipos de organização, inclusive nas empresas juniores. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo compreender como a adoção da Gestão pela Qualidade Total afetou as empresas juniores da Universidade Federal de Viçosa. Para tanto realizou-se o estudo descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa dos dados coletados por meio das entrevistas pessoais, mediante roteiro semi-estruturado, com os Diretores de Qualidade de vinte e uma Empresas Juniores que pertencem a universidade, e tratados por meio da técnica de análise de conteúdo com o estabelecimento de categorias. Os resultados revelam que o processo de decisão para a implementação em 65% das empresas juniores analisadas contou com a participação de todos os setores, seja por meio do consentimento de todos os membros em reunião geral ou reunião com a participação de apenas os diretores de todas as áreas. Os fatores que motivaram a implementação da qualidade foram: a necessidade de envolvimento de todas as áreas, melhorias nos processos, melhorias na gestão do conhecimento, organização e melhorias na comunicação interna. Para efetivar a implementação da gestão pela qualidade houveram arranjos internos, como: criação de departamento responsável pela Gestão da Qualidade Total, utilização de ferramentas da Qualidade e treinamentos para capacitar os profissionais de acordo com o que é demandado pela Gestão pela Qualidade Total. A incorporação da Gestão pela Qualidade Total, na percepção dos entrevistados proporcionou: Melhoria na gestão do conhecimento (60%), Melhoria nos processos (45%), Melhoria na organização (25%), Envolvimento de todas as áreas (20%), Reestruturação do planejamento estratégico (10%). Conclui-se que é um instrumento estratégico para as empresas, pois proporciona o desenvolvimento interno, que contribui para a elevação da maturidade gerencial, na medida em que promove mudanças estruturais e culturais que proporcionam vantagem competitiva perante o mercado. |