Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4191

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração, gestão e ordenamento territorial e ambiental
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fernanda Guimarães Coelho
Orientador GISLAINE APARECIDA SANTANA SEDIYAMA
Outros membros ANTONIO DE FIGUEIREDO VIEIRA, MILTON ROMUALDO DIORIO, Nilcelia Souza dos Santos
Título Adoção da gestão pela qualidade total nas empresas juniores: O caso da UFV.
Resumo A fim de se tornarem mais rentáveis e competitivas, as empresas procuram o desenvolvimento interno para potencializar os seus resultados. A Gestão pela Qualidade Total contribui com este potencial, uma vez que é uma ferramenta utilizada pelas empresas que desejam a reorientação gerencial, fundamentada em três pilares: envolvimento dos profissionais para atingir os objetivos estratégicos, melhoria contínua dos processos e decisões baseadas em fatos e dados. Esses pilares são essenciais para que a organização tenha um sistema de gestão estruturado e pensado estrategicamente. Por não ser um modelo normativo, pode-se adequar em todos os tipos de organização, inclusive nas empresas juniores. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo compreender como a adoção da Gestão pela Qualidade Total afetou as empresas juniores da Universidade Federal de Viçosa. Para tanto realizou-se o estudo descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa dos dados coletados por meio das entrevistas pessoais, mediante roteiro semi-estruturado, com os Diretores de Qualidade de vinte e uma Empresas Juniores que pertencem a universidade, e tratados por meio da técnica de análise de conteúdo com o estabelecimento de categorias. Os resultados revelam que o processo de decisão para a implementação em 65% das empresas juniores analisadas contou com a participação de todos os setores, seja por meio do consentimento de todos os membros em reunião geral ou reunião com a participação de apenas os diretores de todas as áreas. Os fatores que motivaram a implementação da qualidade foram: a necessidade de envolvimento de todas as áreas, melhorias nos processos, melhorias na gestão do conhecimento, organização e melhorias na comunicação interna. Para efetivar a implementação da gestão pela qualidade houveram arranjos internos, como: criação de departamento responsável pela Gestão da Qualidade Total, utilização de ferramentas da Qualidade e treinamentos para capacitar os profissionais de acordo com o que é demandado pela Gestão pela Qualidade Total. A incorporação da Gestão pela Qualidade Total, na percepção dos entrevistados proporcionou: Melhoria na gestão do conhecimento (60%), Melhoria nos processos (45%), Melhoria na organização (25%), Envolvimento de todas as áreas (20%), Reestruturação do planejamento estratégico (10%). Conclui-se que é um instrumento estratégico para as empresas, pois proporciona o desenvolvimento interno, que contribui para a elevação da maturidade gerencial, na medida em que promove mudanças estruturais e culturais que proporcionam vantagem competitiva perante o mercado.
Palavras-chave Gestão pela Qualidade Total, Reorientação Gerencial, Empresa Júnior
Forma de apresentação..... Painel
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