ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação, infância e família |
Setor | Departamento de Economia Doméstica |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Mayara Carvalho Silva |
Orientador | NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES |
Outros membros | Sheila Silva de Farias Xisto, VANILDA DE PAIVA BASTOS |
Título | Brinquedoteca Hospitalar: Uma Estratégia de Humanização junto às Famílias e Crianças Atendidas no Hospital São Sebastião em Viçosa |
Resumo | A brinquedoteca do Hospital São Sebastião tem como objetivo precípuo promover atividades lúdicas junto às crianças internadas, tanto no espaço da brinquedoteca quanto nos leitos/pediatria. O atendimento realizado pelo projeto de extensão visa contribuir no processo de recuperação da criança minimizando o sofrimento causado pelo processo de internação e adoecimento. Assim, promovendo a humanização hospitalar e defendendo o direito de toda criança de Brincar é possível promover as vivências lúdicas durante a internação das mesmas. Para favorecer tais vivências, desenvolvemos atividades como contação de histórias, dramatização/representação, jogos manipulativos, de construção e atividades artísticas. Também oportunizamos às crianças o brincar em diferentes contextos. Dentre as diferentes atividades propostas foi estabelecida uma parceria com o projeto MusicArt, onde uma vez por semana alguns membros do projeto vão ao hospital realizar cantigas e brincadeiras de roda com as crianças internadas. Uma das principais ações desenvolvidas são as visitas que realizamos na pediatria e em leitos conveniados, convidando as crianças e os familiares a ir ao espaço da brinquedoteca. Na brinquedoteca são preenchidos dados das crianças e do responsável e há uma conversa com o responsável e familiares sobre a importância do lúdico na recuperação da criança e temáticas que envolvam as ações de cuidar e educar. Crianças que não podem se locomover até a brinquedoteca, há uma conversa informal com os pais para que eles possam ir a Brinquedoteca e selecionar um brinquedo para a criança e, também é realizado com o responsável uma conversa sobre a importância do lúdico e o cuidar e educar. Através das conversas com as famílias e/ou responsáveis foi possível perceber o impacto que foi causado às pessoas que desconheciam a importância do lúdico para o desenvolvimento das crianças e, consequentemente, ajuda-los a perceber as contribuições atividades lúdicas para minimizar o sofrimento causado no período da internação da criança. Vários funcionários que trabalham no hospital tomaram conhecimento deste trabalho se propondo a visitar a brinquedoteca e conhecer o trabalho ali desenvolvido.Como muitas crianças visitam a área da brinquedoteca toda a semana, elas repassam informações sobre a brinquedoteca aos funcionários e, com isso, frequentemente recebemos visitas de funcionários na brinquedoteca, dentre eles são: faxineiros, nutricionistas, enfermeiros, estagiários e médicos. Com isso buscamos sempre o reconhecimento dos profissionais da saúde, quanto à importância de um espaço para o desenvolvimento de atividades lúdicas dentro de uma unidade hospitalar. |
Palavras-chave | criança, lúdico, família |
Forma de apresentação..... | Painel |