Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4189

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Mayara Carvalho Silva
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Sheila Silva de Farias Xisto, VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título Brinquedoteca Hospitalar: Uma Estratégia de Humanização junto às Famílias e Crianças Atendidas no Hospital São Sebastião em Viçosa
Resumo A brinquedoteca do Hospital São Sebastião tem como objetivo precípuo promover atividades lúdicas junto às crianças internadas, tanto no espaço da brinquedoteca quanto nos leitos/pediatria. O atendimento realizado pelo projeto de extensão visa contribuir no processo de recuperação da criança minimizando o sofrimento causado pelo processo de internação e adoecimento. Assim, promovendo a humanização hospitalar e defendendo o direito de toda criança de Brincar é possível promover as vivências lúdicas durante a internação das mesmas. Para favorecer tais vivências, desenvolvemos atividades como contação de histórias, dramatização/representação, jogos manipulativos, de construção e atividades artísticas. Também oportunizamos às crianças o brincar em diferentes contextos. Dentre as diferentes atividades propostas foi estabelecida uma parceria com o projeto MusicArt, onde uma vez por semana alguns membros do projeto vão ao hospital realizar cantigas e brincadeiras de roda com as crianças internadas. Uma das principais ações desenvolvidas são as visitas que realizamos na pediatria e em leitos conveniados, convidando as crianças e os familiares a ir ao espaço da brinquedoteca. Na brinquedoteca são preenchidos dados das crianças e do responsável e há uma conversa com o responsável e familiares sobre a importância do lúdico na recuperação da criança e temáticas que envolvam as ações de cuidar e educar. Crianças que não podem se locomover até a brinquedoteca, há uma conversa informal com os pais para que eles possam ir a Brinquedoteca e selecionar um brinquedo para a criança e, também é realizado com o responsável uma conversa sobre a importância do lúdico e o cuidar e educar. Através das conversas com as famílias e/ou responsáveis foi possível perceber o impacto que foi causado às pessoas que desconheciam a importância do lúdico para o desenvolvimento das crianças e, consequentemente, ajuda-los a perceber as contribuições atividades lúdicas para minimizar o sofrimento causado no período da internação da criança. Vários funcionários que trabalham no hospital tomaram conhecimento deste trabalho se propondo a visitar a brinquedoteca e conhecer o trabalho ali desenvolvido.Como muitas crianças visitam a área da brinquedoteca toda a semana, elas repassam informações sobre a brinquedoteca aos funcionários e, com isso, frequentemente recebemos visitas de funcionários na brinquedoteca, dentre eles são: faxineiros, nutricionistas, enfermeiros, estagiários e médicos.
Com isso buscamos sempre o reconhecimento dos profissionais da saúde, quanto à importância de um espaço para o desenvolvimento de atividades lúdicas dentro de uma unidade hospitalar.
Palavras-chave criança, lúdico, família
Forma de apresentação..... Painel
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