Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4166

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Natan Rezende Flauzino
Orientador FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA
Outros membros Lívia Rabelo, Patrícia Machado Gomes
Título O PIBID como ferramenta pedagógica de ensino
Resumo O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência é um instrumento institucional que visa auxiliar alunos de licenciatura na prática docente. Entretanto, o PIBID não é apenas um formador de docentes, já que a experiência de jovens nessa atividade também auxilia os alunos em vários aspectos educacionais, como reforço dos conteúdos aprendidos em sala, a convivência com outra realidade e o conhecimento das possíveis portas que se abrem após a conclusão do Ensino Médio. O PIBID Sociologia da Universidade Federal de Viçosa está presente na Escola Estadual José Lourenço de Freitas (EEJLF), localizada no bairro São José do Triunfo, na zona rural do município de Viçosa (MG) e tem como pressuposto salientar a importância de se considerar elementos para além da escola no sentido físico, mas que estão presentes na vida social dos alunos. Por isso, é importante a compreensão das novas demandas trazidas pela juventude contemporânea para o ambiente escolar e a apropriação deste espaço por esses jovens. Entende-se o jovem como alguém que já existe em sua singularidade e plenitude, com suas necessidades, sentimentos e percepções de mundo e não como um “vir a ser”. Assim sendo, faz-se necessário compreender qual a realidade social do aluno e fazê-lo entender que a escola é um ambiente que lhe pertence, modificando sua estrutura verticalizada e ampliando suas potencialidades pedagógicas. O instrumento pedagógico a ser mostrado aqui, trata-se do projeto da segunda cultural criado pelo PIBID em parceria com a EEJLF, chamado de Segunda Cultural. Tal projeto consiste na apresentação cultural dos alunos durante os dois últimos horários de uma segunda-feira a cada semestre e tem a intenção de mostrar as habilidades e potencialidades dos jovens para a comunidade escolar. Nesse sentido, esse trabalho pretende mostrar como o PIBID Sociologia auxiliou na prática pedagógica, através do projeto Segunda Cultural, criando espaços em que os alunos pudessem se expressar, proporcionando o reconhecimento do jovem enquanto sujeito social e criando afinidades entres os agentes envolvidos no processo educativo. Como resultado da Primeira Edição da Segunda Cultural, que ocorreu no dia 22 de junho de 2015, percebeu-se que muitos alunos se interessaram por essa atividade, totalizando seis apresentações, entre as quais se encontraram: músicas (instrumentos e canto), danças, declamações de poemas e capoeira. O evento mostrou que esses jovens são sujeitos ativos que vivem em uma realidade que não é valorizada dentro dos muros da escola por não ser conhecida em sua essência. Após a realização do projeto pode-se perceber a satisfação da comunidade escolar com o evento e o interesse dos alunos nesse tipo de instrumento pedagógico. Assim, entende-se que o PIBID Sociologia pode atuar como instrumento dialógico entre os sujeitos educacionais, valorizando as vivências dos estudantes.
Palavras-chave PIBID, educação, cultura
Forma de apresentação..... Oral
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