Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4158

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lucimar Aparecida Silva
Orientador MARIA CARMEN AIRES GOMES
Título O corpo feminino na moda plus size no Brasil: um estudo multimodal em capas de revistas online
Resumo O corpo feminino na moda plus size no Brasil: um estudo multimodal em capas de revistas online


Lucimar Aparecida Silva <lucimarsilvaletras@yahoo.com.br>,
Maria Carmen Aires Gomes <mcgomes@ufv.br>,
Universidade Federal de Viçosa, UFV, MG.



A exigência por padrões de beleza do corpo feminino não é algo novo; ao longo do tempo, isso foi se modificando devido a fatores históricos, culturais, sociais. A ditadura da moda, há tempos, tem influenciado comportamentos, estilos, hábitos de mulheres no mundo todo. A determinação por um tipo de beleza torna-se um problema social que abre espaço para o preconceito e a discriminação àqueles que fogem a esse parâmetro; é o caso do corpo feminino representado na moda plus size em capas de revistas, especialmente na versão online, a qual nosso trabalho propõe analisar. Nossa pesquisa buscou, então, à luz dos estudos da Análise de Discurso Textualmente Orientada, tal como desenvolvida por Norman Fairclough (2001 [1996], 2003), e a partir dos princípios e categorias da Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006 [1996]), propor uma explanação crítica dos discursos e efeitos ideológicos construídos sobre o corpo feminino na moda plus size em capas online de revistas. O corpus se constitui de dois grupos: (i) capas criadas exclusivamente para o público plus size e (ii) capas de revistas que já circulavam no mercado, mas que passaram a investir na moda plus size. Constatamos que a representação e identificação do corpo feminino nessa moda é caracterizada em ambos os grupos por um discurso que ora manifesta-se como a construção e veiculação de uma imagem positiva e emancipatória quanto à quebra de preconceitos, ora se mostra condizente com uma estética padrão, pautada em ideologias e estereótipos enfatizados por uma ótica mercadológica do corpo magro. Isso significa dizer que o corpo plus size é representado e identificado nas capas das revistas como: sexy, poderoso, erótico, curvilíneo, ao mesmo tempo em que é encoberto ou excluído totalmente por meio do vestuário, o tamanho e o formato da tipografia, as cores, o que pode ser interpretado, de acordo com Fairclough (2003), como uma acentuação da diferença, uma luta entre significados, normas e poder. Além disso, podemos notar que a moda plus size, muitas vezes, é rotulada por uma determinada numeração (a partir do 44 ou 46), o que também discrimina outros tipos de corpos, inclusive os que estão acima desse padrão.
Palavras-chave Corpo plus size, Análise de Discurso Crítica, Multimodalidade
Forma de apresentação..... Painel
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