Resumo |
Decisões são constantes no cotidiano da vida. É raro que passe um dia sem que enfrentemos problemas de consumo, seja na compra de um alimento ou de qualquer outro produto/serviço. Considerando que na chamada Sociedade da Informação, o conhecimento é um elemento estratégico no processo decisório e, por sua vez, uma força motora do desenvolvimento e inclusão social, o projeto em questão visa disponibilizar um sistema de informações aos consumidores de Viçosa/MG, considerando o comportamento dos menores preços praticados pelos principais supermercados e hortifrutigranjeiros locais, com respeito à cesta básica alimentar. As ações de extensão envolveram um levantamento e análise sobre o comportamento de preços de 54 itens alimentícios em 7 supermercados (Amantino, Viçosense, Vilela, Modelo, Vilela Avenida, Bahamas e Supermercado Escola) e 4 hortifrutigranjeiros (Merco Paulo, Ducampo, Sacolão Center e Feira) do comércio local, visando verificar a variação mensal dos preços e diferenças entre maiores e menores preços praticados, para orientar o processo decisório alimentar. Foram coletados os menores preços de produtos da cesta básica, como arroz, feijão, fubá, óleo de soja, farinha de mandioca, chuchu, cenoura, batata inglesa, entre outros. No ano de 2015, observou-se um aumento de preço em todos os meses. Constatou-se também diferença de preços superior a 100% entre os locais pesquisados, evidenciando a importância desse sistema de informação, para a adequação do orçamento familiar. A variação dos preços dos alimentos tem repercussões no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que atingiu a taxa de 1,32 % no primeiro semestre de 2015. No acumulado em 12 meses, o IPCA subiu 6,82. Só no mês de junho, o IPCA subiu 0,62%, no mesmo período do ano anterior o índice havia subido 0,40%. A elevação do índice oficial da inflação reduz o poder de compra do salário, com reflexos sobre a inclusão social, principalmente daqueles consumidores dependentes da renda mensal para o alcance de suas necessidades de existência. Conclui-se que o sistema de informação de preços da cesta básica alimentar pode ser visto como um elemento estratégico no processo decisório do consumidor, que visa otimizar o uso dos recursos, conforme suas preferências.Além disso, as ações do projeto possibilitaram uma associação entre o ensino, pesquisa e extensão do Curso de Economia Doméstica, cuja filosofia está centrada em tornar os indivíduos/famílias pró-ativos, para que possam refletir sobre suas ações na vida cotidiana, como é o caso de decisão de compra de alimentos, visando o “empoderamento” das pessoas, em termos de: acesso às informações controle sobre recursos e decisões, estado de inclusão social, envolvimento e participação, capacidade de organização e, consequentemente, melhoria de qualidade de vida. |