Resumo |
Nos currículos escolares das escolas públicas brasileiras se intensificou, nos últimos anos, uma preocupação com a formação dos jovens voltados para aspectos socioculturais, que requer a apresentação e o debate de questões um pouco mais complexas para tal aprendizagem e reflexão. Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa preocupação quando propõem incluir a apresentação de temas socioculturais no currículo, de forma a compor um conjunto articulado e aberto a novos temas, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade do social e sua dinâmica. Os temas externos ao currículo escolar formam um conjunto intitulado “Temas Transversais”. A Mídia desponta, no cenário atual de midiatização 1 mais intensa dos processos sociais, como um importante tema transversal, principalmente no Ensino Médio, já que os assuntos enquadrados como “Atualidades” e a própria crítica da mídia fazem parte deste debate gerado pelas próprias mídias de massa e digitais. O objetivo do projeto é realizar um estudo de desenvolvimento do método do Grupo de Discussão junto a um corpus de 15 jovens do último ano do ensino médio de uma escola pública mineira, na busca de melhorar o método e identificar a interlocução que se estabelece na relação da juventude com as mídias. Especificamente, o Projeto propõe: a) desenvolver o modelo metodológico capaz de ajudar educomunicadores no trato do tema transversal da mídia na escola; b) realizar um levantamento sobre as narrativas midiáticas preferenciais dos jovens; c) produzir três textos analíticos: o primeiro, sobre a experiência do método; o segundo, um texto descritivo, com os pontos principais observados ao longo das sessões do grupo de discussão; e o terceiro, um texto interpretativo dos pontos em comum em todas as sessões; d) identificar a interlocução que se constitui entre temas e figuras públicas, bem como valores que fazem sentido aos jovens nesta interação midiática. O método do Grupo de Discussão sobre mídia se apresenta como uma estratégia importante para os “Estudos de Recepção” na pesquisa em comunicação que busca a perspectiva comunicacional e menos culturalista da comunicação. O foco está nas relações que se constituem no instante do debate em grupo e na visibilidade dos traços de sentido na relação dos sujeitos com as narrativas midiáticas. O mais importante é a relação e não o pólo do emissor ou do receptor. Procuramos, assim, uma ênfase na comunicação (interlocução) que tenta se estabelecer tanto entre pesquisador e estudantes quanto do grupo juvenil com as narrativas midiáticas preferenciais, sem valorizar o uso instrumental das mídias, buscando a apreensão do processo e do enfoque comunicacional. |