Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4147

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jéssica Alana do Carmo Lucas
Orientador RICARDO DUARTE GOMES DA SILVA
Título Figuras Públicas e Temas Sociais das Mídias em debate na Escola: Estudo de Desenvolvimento do Método do Grupo de Discussão aplicado junto aos Jovens do Ensino Médio de uma Escola Pública Mineira.
Resumo Nos currículos escolares das escolas públicas brasileiras se intensificou, nos últimos anos, uma preocupação com a formação dos jovens voltados para aspectos socioculturais, que requer a apresentação e o debate de questões um pouco mais complexas para tal aprendizagem e reflexão. Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa preocupação quando propõem incluir a apresentação de temas socioculturais no currículo, de forma a compor um conjunto articulado e aberto a novos temas, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade do social e sua dinâmica. Os temas externos ao currículo escolar formam um conjunto intitulado “Temas Transversais”. A Mídia desponta, no cenário atual de midiatização 1 mais intensa dos processos sociais, como um importante tema transversal, principalmente no Ensino Médio, já que os assuntos enquadrados como “Atualidades” e a própria crítica da mídia fazem parte deste debate gerado pelas próprias mídias de massa e digitais. O objetivo do projeto é realizar um estudo de desenvolvimento do método do Grupo de Discussão junto a um corpus de 15 jovens do último ano do ensino médio de uma escola pública mineira, na busca de melhorar o método e identificar a interlocução que se estabelece na relação da juventude com as mídias. Especificamente, o Projeto propõe: a) desenvolver o modelo metodológico capaz de ajudar educomunicadores no trato do tema transversal da mídia na escola; b) realizar um levantamento sobre as narrativas midiáticas preferenciais dos jovens; c) produzir três textos analíticos: o primeiro, sobre a experiência do método; o segundo, um texto descritivo, com os pontos principais observados ao longo das sessões do grupo de discussão; e o terceiro, um texto interpretativo dos pontos em comum em todas as sessões; d) identificar a interlocução que se constitui entre temas e figuras públicas, bem como valores que fazem sentido aos jovens nesta interação midiática. O método do Grupo de Discussão sobre mídia se apresenta como uma estratégia importante para os “Estudos de Recepção” na pesquisa em comunicação que busca a perspectiva comunicacional e menos culturalista da comunicação. O foco está nas relações que se constituem no instante do debate em grupo e na visibilidade dos traços de sentido na relação dos sujeitos com as narrativas midiáticas. O mais importante é a relação e não o pólo do emissor ou do receptor. Procuramos, assim, uma ênfase na comunicação (interlocução) que tenta se estabelecer tanto entre pesquisador e estudantes quanto do grupo juvenil com as narrativas midiáticas preferenciais, sem valorizar o uso instrumental das mídias, buscando a apreensão do processo e do enfoque comunicacional.
Palavras-chave Mídia, Juventude, Grupo de Discussão
Forma de apresentação..... Painel
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