Resumo |
As famílias têm passado por muitas transformações decorrentes de acontecimentos históricos, econômicos, sociais e demográficos ocorridos ao longo dos últimos séculos. Essas mudanças interferem em sua constituição, tamanho, tipos de arranjos familiares e padrões de consumo. É evidente que muitos estudos sociodemográficos não abrangem a complexidade do comportamento de consumo dos diversos grupos familiares. Nesse sentido, objetivou-se, com esse estudo, caracterizar e comparar demográfica e socioculturalmente, bem como calcular o gasto médio anual de bens e serviços consumidos pelos arranjos familiares no Brasil. A presente pesquisa teve caráter quantitativo, descritivo, com corte transversal, e utilizou-se de dados secundários, sendo esses originários da Pesquisa de Orçamentos Familiares (2008/2009), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Teve como universo de análise os arranjos familiares casal com filho, monoparental, composto e unipessoal. Os dados foram extraídos e analisados estatisticamente utilizando o software Data Analysis and Statistical Software (STATA 12). Os resultados permitiram constatar que, nos arranjos monoparental, composto e unipessoal as mulheres predominam enquanto chefes do domicílio. A maioria dos membros dos arranjos se autodeclararam brancos, residiam na região Sudeste do país, e na área urbana. No que se refere à distribuição do consumo total anual dos arranjos familiares, essa se mostrou de maneira assimétrica. E, ao comparar o consumo dos diferentes arranjos observou-se que a maioria apresentou um consumo mais elevado com transporte, habitação e alimentação dentro do domicílio, diferentemente do arranjo unipessoal que teve um gasto maior com habitação, transporte e despesas diversas. A menor despesa declarada em todos os arranjos foi com fumo. Conclui-se que os arranjos familiares não possuem comportamento de consumo padronizado ou homogêneo, uma vez que o ciclo de vida e as características sociodemográficas e culturais têm influência nas decisões de consumo. |