Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4141

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Maria das Graças Ribeiro
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Aline Duarte Batista, Estevão Luiz Mafia Gomes, Geanne Carla Ripani Rodrigues, Gisleine Cruz Portugal, Leandro de Souza Lopes, Maria Tatiana Soares Martins, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ, Wyllianne Alves de Castro
Título Integrando 4 paredes e 4 pilastras: uma proposta de formação e educação ambiental na Reserva da Biologia.
Resumo A Educação Ambiental tem se apresentado como um meio de buscar apoio e participação dos diversos segmentos da sociedade na conservação da natureza e na melhoria da qualidade de vida. A vivência em áreas verdes é de extrema importância para se trabalhar conteúdos das disciplinas de Ciências e Biologia, além de despertar maior interesse dos alunos para o tema transversal ‘Meio Ambiente’. O projeto de extensão "Integrando 4 paredes e 4 pilastras: uma proposta de formação e educação ambiental na Reserva da Biologia" tem por objetivo promover a utilização das trilhas interpretativas na Reserva da Biologia, um fragmento de Mata Atlântica, situada no campus Viçosa da Universidade Federal de Viçosa (UFV)e que se configura como um Espaço Não Formal de educação. A área possui trilhas interpretativas que podem servir como instrumento de Educação Ambiental para estudantes de escolas de Viçosa e região. Para isso foram elaborados roteiros interpretativos sobre diferentes temas: ecologia, botânica, zoologia, avifauna e fungos. O presente trabalho procurou avaliar se esses roteiros têm sido adequados às demandas das escolas. Os roteiros preveem pontos de paradas ao longo da trilha e fornecem dicas de perguntas que auxiliam na construção coletiva do conhecimento pelos visitantes, mediada pelos monitores. Para avaliar os roteiros, os visitantes receberam um questionário ao final da visita com perguntas para identificar acertos, possíveis falhas e sugestões de melhorias para a atividade. Entre os meses de abril e junho de 2015, foram realizadas sete trilhas interpretativas sendo quatro delas com estudantes de escolas da rede pública, duas com estudantes da rede privada e uma com um grupo religioso. Ao todo, foram recebidos 109 estudantes do Ensino Fundamental II, 53 do Ensino Médio e um grupo de 40 pessoas, entre elas adultos e crianças, totalizando 202 visitantes. Ao analisar os questionários respondidos, foi possível perceber que os objetivos foram alcançados. Entre todos os visitantes, 90% avaliaram a visita como excelente. Quanto ao conteúdo desenvolvido na trilha, 79% consideraram excelente. A análise das questões discursivas permitiu identificar o que faltou à visita e o que poderia ser melhorado. A maioria dos visitantes gostaria de ter permanecido por mais tempo na trilha e ter visto mais animais, ainda que o conteúdo abordado não estivesse diretamente relacionado à zoologia. Entre os pontos negativos levantados, a presença de lixo na trilha foi uma das categorias mais apontadas pelos visitantes. Entre os pontos positivos destacaram-se: o conteúdo construído, o contato com o verde e o fato de terem conhecido a árvore pau-Brasil. Essa avaliação possibilitou uma reprogramação dos roteiros a fim de aumentar o tempo nas trilhas, assim como contextualizar melhor os animais em cada roteiro produzido. Evidenciou-se também a necessidade de limpeza e retirada de lixo da trilha; uma reivindicação antiga do projeto de extensão e que depende da administração da UFV.
Palavras-chave Educação Ambiental, Trilha Intrepretativa, Reserva da Biologia
Forma de apresentação..... Painel
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