Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4130

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariana do Rosário da Silva
Orientador LEONARDO CIVALE
Outros membros Giselle de Araújo Almeida, Gleicielly Nascimento de Azevedo
Título Cine-Geo: uma proposta de reflexão a partir de curtas metragem.
Resumo O projeto cine-Geo foi criado para formar um espaço de convivência, debates e reflexões sobre temas que na maioria das vezes não são tratados na escola. A proposta do cine partiu da equipe do PIBID do curso de Geografia, do subtema Globalização e Cultura. O projeto acontece na escola municipal Dr. Arthur Bernardes todas às terças quinze minutos antes do intervalo. O intuito é alcançar uma integração construtiva entre os atores que formam a comunidade escolar, analisando importantes discussões para a Geografia e ainda outras disciplinas, incentivando a interdisciplinaridade. A necessidade de uma socialização entre toda a escola, descontruindo hierarquias levou a ideia da realização do projeto. Além disso, o cine-geo permite a tentativa de outras metodologias de ensino, com possibilidade de uma maior aproximação com os jovens, desde que os curtas também são escolhidos por eles e os atingem de diversas maneiras. A proposta é ainda que os professores, não só de Geografia, aproveitem do cine para discutir em sala assuntos que não lhes chegam pelo livro didático e outros materiais mais frequentemente usados. Todos os estudantes, professores e funcionários da escola são convidados a assistir um curta-metragem que aborda de forma atrativa variados temas. O espaço utilizado é o pátio da escola, por comportar toda a escola e permitir uma liberdade não encontrada na sala de aula. Com som, tela de projeção, pipoca e um curta selecionado, o cine-Geo é um momento ansiosamente esperado. No entanto, a seleção do curta e a formação do espaço conta com a participação também dos estudantes, que frequentemente trazem sugestão para melhorar o cine-Geo. A avaliação positiva desse projeto parte do interesse dos estudantes, que se manifestam por meio de perguntas, discussões reflexivas em sala e na hora do recreio sobre o curta assistido. O aproveitamento pelos professores reforça também um link entre o conteúdo escolar e o filme. O cine-Geo foi pensado para um semestre, mas a reação positiva da comunidade escolar fez com que sua continuação ocorresse indefinidamente. A liberdade para construir o cine permanece.
Palavras-chave Ensino de Geografia, interdisciplinaridade, problematização.
Forma de apresentação..... Painel
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