Resumo |
O presente trabalho procurou analisar os desafios da Educação à Distância (EAD), a partir do seu movimento histórico e de sua evolução tecnológica, além das leis que regem esta modalidade de ensino,destacando-se ainda a relação aluno e professor através de entrevistas que nos mostram como o curso é montado e se torna acessível ao aluno. A Educação à Distância tem expandido a largos passos nas universidades brasileiras, com uma variedade de cursos oferecidos anteriormente inimaginável. Nesse contexto, procuraremos discutir os aspectos positivos e negativos com os quais a EAD tem se deparado no ambiente do ensino, pensando a internet como seu principal meio de veiculação, a relação Aluno – Professore as diferenças que a mesma apresenta em comparação com o ensino presencial. Em relação à problematização da EaD, o grupo perpassou primeiramente pela questão histórica, onde analisa o âmbito geral do contexto da EAD que perpassa o nascimento da imprensa, a mudança do modelo de produção juntamente com a integração dos meios de comunicação audiovisuais e a entrada de redes de conferência por computador e estações de trabalho multimídia. Depois pesquisou o seu fluxo no Brasil. Isto posto, ponderamos o conceito de EAD, as suas dificuldades e os aspectos relativos à sua legislação. Ademais, observamos alguns dados referentes a Educação à Distância, como a predominância do gênero, a faixa etária dos alunos e a especificidade dos cursos (licenciatura, bacharelado e técnico), assim como a escolha dos estudantes em relação à modalidade. Da mesma forma, houve a apuração da distribuição geográfica das matrículas com as características das instituições e o número de matrículas em cursos EAD livres (não corporativos) por região. Com o objetivo de relacionar a teoria e pratica da Educação à Distância realizamos uma pesquisa de campo, entrevistando um professor, no caso um docente do curso de licenciatura em História pela UFV, e um aluno, estudante de licenciatura em História à distância pela UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos), procurando mostrar a complexidade de ambas as partes. Nos casos analisados, podemos perceber que o alcance se amplia muito com as plataformas não presenciais, e que além do alcance geográfico é notável também a diversidade do público atingido, em que a maior vantagem dessa modalidade é a democratização e a mobilidade dos horários. Apoiando na discussão bibliográfica e na pesquisa de campo, realizada durante a elaboração do trabalho, averiguamos como a Educação à Distância se apresenta como um campo profícuo para a popularização e expansão da educação e especialmente o nível superior. Isso se deve aos avanços da tecnologia da informação que tem possibilitado maior efetividade na propagação de informações e interação em diversos espaços, em que o Ensino à Distância representa um campo muito rico a ser explorado e que só tende a crescer, apesar de enfrentar muita resistência. |