Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4118

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tiago Assis Paulino da Costa
Orientador JOSE HENRIQUE DE OLIVEIRA
Outros membros Gabriel Isaac Soares Lopes, Hellen Silvia Marques Gonçalves
Título Educação à distância: novas possibilidades de ensino
Resumo O presente trabalho procurou analisar os desafios da Educação à Distância (EAD), a partir do seu movimento histórico e de sua evolução tecnológica, além das leis que regem esta modalidade de ensino,destacando-se ainda a relação aluno e professor através de entrevistas que nos mostram como o curso é montado e se torna acessível ao aluno. A Educação à Distância tem expandido a largos passos nas universidades brasileiras, com uma variedade de cursos oferecidos anteriormente inimaginável. Nesse contexto, procuraremos discutir os aspectos positivos e negativos com os quais a EAD tem se deparado no ambiente do ensino, pensando a internet como seu principal meio de veiculação, a relação Aluno – Professore as diferenças que a mesma apresenta em comparação com o ensino presencial. Em relação à problematização da EaD, o grupo perpassou primeiramente pela questão histórica, onde analisa o âmbito geral do contexto da EAD que perpassa o nascimento da imprensa, a mudança do modelo de produção juntamente com a integração dos meios de comunicação audiovisuais e a entrada de redes de conferência por computador e estações de trabalho multimídia. Depois pesquisou o seu fluxo no Brasil. Isto posto, ponderamos o conceito de EAD, as suas dificuldades e os aspectos relativos à sua legislação. Ademais, observamos alguns dados referentes a Educação à Distância, como a predominância do gênero, a faixa etária dos alunos e a especificidade dos cursos (licenciatura, bacharelado e técnico), assim como a escolha dos estudantes em relação à modalidade. Da mesma forma, houve a apuração da distribuição geográfica das matrículas com as características das instituições e o número de matrículas em cursos EAD livres (não corporativos) por região. Com o objetivo de relacionar a teoria e pratica da Educação à Distância realizamos uma pesquisa de campo, entrevistando um professor, no caso um docente do curso de licenciatura em História pela UFV, e um aluno, estudante de licenciatura em História à distância pela UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos), procurando mostrar a complexidade de ambas as partes. Nos casos analisados, podemos perceber que o alcance se amplia muito com as plataformas não presenciais, e que além do alcance geográfico é notável também a diversidade do público atingido, em que a maior vantagem dessa modalidade é a democratização e a mobilidade dos horários. Apoiando na discussão bibliográfica e na pesquisa de campo, realizada durante a elaboração do trabalho, averiguamos como a Educação à Distância se apresenta como um campo profícuo para a popularização e expansão da educação e especialmente o nível superior. Isso se deve aos avanços da tecnologia da informação que tem possibilitado maior efetividade na propagação de informações e interação em diversos espaços, em que o Ensino à Distância representa um campo muito rico a ser explorado e que só tende a crescer, apesar de enfrentar muita resistência.
Palavras-chave Educação à distância, tecnologia no ensino, licenciatura.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.