ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação e formação universitária |
Setor | Departamento de História |
Bolsa | PIBEN |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Danilo Araujo Moreira |
Orientador | VANESSA LANA |
Título | A Lei 10.639/2003 e a temática afrodescendente na Universidade Federal de Viçosa |
Resumo | O trabalho a ser apresentado traz uma discussão acerca dos resultados obtidos no projeto "A lei 10.639/2003 e a temática afrodescendente na Universidade Federal de Viçosa", que foi desenvolvido no período de agosto de 2014 e agosto de 2015. O objetivo principal deste trabalho se concentrou na investigação acerca das condições disponíveis no Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa(UFV) para a aplicação da lei 10.639/2003, que prevê a inserção dos temas de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos educacionais do Brasil. Deste modo, nosso interesse foi analisar as formas pelas quais se dão, neste espaço institucional, o ensino, a pesquisa e a extensão no que diz respeito a estes temas. A pesquisa foi pensada, ainda, tendo em vista o debate sobre a função da universidade na implementação da legislação afirmativa no Brasil, dando ênfase, sobretudo, para o seu caráter de instituição formadora de professores. Buscamos entender assim como estas discussões atualmente se incluem na formação do professor de História ao longo do curso de graduação na UFV. Para a construção do trabalho utilizamos como referências as análises contemporâneas que afirmam a necessidade de os cursos de formação de professores se alinharem ao esforço de inserção dos temas africanos e afro-brasileiros nos seus debates, assim como já proposto por meio da lei 10.639/2003. Nesse sentido, a pesquisa foi direcionada pelo entendimento de que a modificação pretendida na esfera da educação básica está intrinsecamente ligada à atividade do ensino superior, uma vez que é da universidade que provêm as bases teóricas do ensino na escola básica. O que foi construído, portanto, é uma análise acerca dos limites e das possibilidades oferecidas aos alunos do curso de História da UFV, tendo como ponto de referência os últimos debates sobre a temática racial no Brasil. Nesta apresentação delinearemos os caminhos que foram traçados no decorrer do trabalho. Evidenciaremos os métodos empregados para a construção do corpus de pesquisa bem como as formas de interpretação utilizadas para a consolidação dos resultados. Buscaremos ainda traçar algumas observações construídas à partir da experiência recolhida no desenvolver da pesquisa. |
Palavras-chave | História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Ensino de História, Formação de Professores |
Forma de apresentação..... | Oral |