Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4107

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Cidadania, inclusão social e direitos humanos
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ana Paula Abrantes
Orientador CRISTIANE BOTELHO VALADARES
Outros membros Eduardo Andrade Gomes, Jaquicele Aparecida da Costa
Título Aulas de Ciências Naturais e Matemática para possibilitar a construção de conhecimentos científicos com estudantes surdos de Viçosa e Região
Resumo O projeto “Surdo Cidadão” em parceria com o “Ensino Aprendizagem e Metodologias de Ensino para jovens e adultos surdos de Viçosa” – EAMES se consolida em ações nas quais os surdos de Viçosa e Região são convidados a participar com intuito de possibilitar a eles a construção de conhecimentos científico em áreas como Ciências e Matemática. Nesse sentido, este trabalho descreve algumas atividades desenvolvidas no decorrer do primeiro semestre de 2015, realizadas semanalmente no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores – LIFE e em uma sala do Prédio das Licenciaturas da Universidade Federal de Viçosa - UFV, com duração de quatro horas, sendo duas horas com ênfase em temas das Ciências Naturais e duas horas com temas da Matemática. Essas aulas foram ministradas por professores bilíngues, sendo um licenciando em Química e outra licenciada em Matemática, respectivamente. A turma era composta por cerca de seis estudantes surdos, sendo que quatro deles acompanhavam as aulas assiduamente. Esse grupo de surdos já concluíram o Ensino Médio, porém não tiveram uma considerável formação básica, principalmente pelo fato de suas respectivas escolas não terem intérpretes de Língua de Sinais – Língua Portuguesa. As aulas teóricas e práticas e as atividades de ensino realizadas pelo projeto são programadas levando em consideração as especificidades inerentes à comunidade surda, desde aspectos envolvendo estratégias visuais como materiais concretos, imagens, vídeos, animações e experimentos, até o uso da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, como forma de instrução e mediação do professor, com enfoque no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Essas aulas, selecionadas e elaboradas pela equipe coordenadora e os professores, se basearam em torno do tema gerador “Alimentação”. Na área da Ciência, abordaram-se questões relacionadas a carboidratos, proteínas e sais minerais, focando em pontos que possibilitem uma assimilação de ideias desse assunto. Já na Matemática, destacou-se transformações de unidades de medida, como metro e seus múltiplos, volume, tempo, massa e operações básicas de multiplicação e divisão para fixar principalmente os algoritmos destas operações. Conforme já mencionado, as aulas são ministradas em LIBRAS como primeira língua e alguns exercícios de forma que desenvolvam também a Língua Portuguesa escrita. O principal objetivo dessas atividades é possibilitar a esses estudantes surdos a compreensão de conceitos significativos para suas vidas, dando-lhes subsídios para galgarem novos horizontes e ingressarem no ensino superior.
Palavras-chave Educação Inclusiva, Conhecimento Científico, Língua Brasileira de Sinais
Forma de apresentação..... Painel
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