Resumo |
O projeto “Surdo Cidadão” em parceria com o “Ensino Aprendizagem e Metodologias de Ensino para jovens e adultos surdos de Viçosa” – EAMES se consolida em ações nas quais os surdos de Viçosa e Região são convidados a participar com intuito de possibilitar a eles a construção de conhecimentos científico em áreas como Ciências e Matemática. Nesse sentido, este trabalho descreve algumas atividades desenvolvidas no decorrer do primeiro semestre de 2015, realizadas semanalmente no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores – LIFE e em uma sala do Prédio das Licenciaturas da Universidade Federal de Viçosa - UFV, com duração de quatro horas, sendo duas horas com ênfase em temas das Ciências Naturais e duas horas com temas da Matemática. Essas aulas foram ministradas por professores bilíngues, sendo um licenciando em Química e outra licenciada em Matemática, respectivamente. A turma era composta por cerca de seis estudantes surdos, sendo que quatro deles acompanhavam as aulas assiduamente. Esse grupo de surdos já concluíram o Ensino Médio, porém não tiveram uma considerável formação básica, principalmente pelo fato de suas respectivas escolas não terem intérpretes de Língua de Sinais – Língua Portuguesa. As aulas teóricas e práticas e as atividades de ensino realizadas pelo projeto são programadas levando em consideração as especificidades inerentes à comunidade surda, desde aspectos envolvendo estratégias visuais como materiais concretos, imagens, vídeos, animações e experimentos, até o uso da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, como forma de instrução e mediação do professor, com enfoque no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Essas aulas, selecionadas e elaboradas pela equipe coordenadora e os professores, se basearam em torno do tema gerador “Alimentação”. Na área da Ciência, abordaram-se questões relacionadas a carboidratos, proteínas e sais minerais, focando em pontos que possibilitem uma assimilação de ideias desse assunto. Já na Matemática, destacou-se transformações de unidades de medida, como metro e seus múltiplos, volume, tempo, massa e operações básicas de multiplicação e divisão para fixar principalmente os algoritmos destas operações. Conforme já mencionado, as aulas são ministradas em LIBRAS como primeira língua e alguns exercícios de forma que desenvolvam também a Língua Portuguesa escrita. O principal objetivo dessas atividades é possibilitar a esses estudantes surdos a compreensão de conceitos significativos para suas vidas, dando-lhes subsídios para galgarem novos horizontes e ingressarem no ensino superior. |