Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4103

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Letras
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Flavia Marina Moreira Ferreira
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Atual cenário dos estudos sobre Políticas Linguísticas no Brasil
Resumo Nos últimos anos foi possível perceber um aumento no número de trabalhos (GIMENEZ, 2013; MACIEL, 2013; RAJAGOPALAN, 2013, 2014) e congressos (como por exemplo, o XI CBLA- Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada) dentro da área da Linguística Aplicada (doravante, LA) com ênfase nas políticas públicas de ensino e nas políticas linguísticas. Alguns pesquisadores vêm apontando (GARCEZ, 2013; ROJO, 2013; CORREA, 2014; FRAGA, 2014; RAJAGOPALAN, 2014) para a importância de serem realizados mais estudos dentro da LA que envolvam a relação entre política e língua. O foco da maioria dos trabalhos existentes, até o momento, tem sido acerca: a) da importância dos professores e pesquisadores entenderem os aspectos políticos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras em nosso país (KRAMSCH, 2014; RAJAGOPALAN, 2014); b) das definições de políticas linguísticas (RAJAGOPALAN, 2013); c) do baixo número de políticas públicas existentes em nosso país que favorecem um ensino de qualidade nas escolas regulares (GIMENEZ, 2013). Entretanto, poucos trabalhos na área (com exceção do estudo realizado por Maciel, 2013) tem investigado como as políticas públicas de ensino são implementadas ou não nos reais contextos práticos, que são as escolas. Neste cenário, este trabalho apresenta um mapeamento dos trabalhos acadêmicos produzidos sobre o assunto entre 2010 e 2015, em cenário nacional, com o objetivo de responder a seguinte pergunta: Quais os temas mais comuns propostos e discutidos nos trabalhos acerca das Políticas Linguísticas no Brasil? Esta é uma pesquisa qualitativa, com foco em análise documental, a exemplo de outros trabalhos também realizados na área da LA (MENEZES, SILVA &GOMES, 2009; SOUZA, 2015). Foi utilizado como fonte de coleta de dados para a realização desta pesquisa o portal de periódicos da CAPES e foram utilizadas as seguintes palavras chaves como ferramenta de pesquisa dos documentos no portal: Política Linguística e Ensino de Língua Inglesa.
Palavras-chave Ensino de Língua Inglesa, Políticas Linguísticas, Linguística Aplicada.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.