Resumo |
Este trabalho está pautado na utilização dos conteúdos matemáticos na questão da economia da água e foi realizado na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, com o intuito de conduzir os estudantes daquela escola a terem consciência da importância dos recursos hídricos, que são esgotáveis, e de que cabe a cada um de nós, por meio de pequenas ações, promover a economia dos 30% de água estimado pelo governo mineiro para equilíbrio da situação que estamos vivendo. Para isso eles aprenderam conceitos matemáticos contextualizados na conta de água, bem como o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais tão necessários para a construção da cidadania. Com a crise de água que abateu a nossa região, em 2014, situação atípica, surgiu a ideia de conscientizar os alunos da necessidade de economizar a água e lhes ensinar que existe uma relação direta entre o consumo e o valor a ser pago, e que este consumo pode ser mensurado com dados matemáticos. O objetivo principal deste trabalho foi apresentar a importância da água e sua relação com a Matemática, sendo este o instrumento de aferição que possibilitou maior reflexão desse bem tão importante para o planeta. Além disso, buscou-se desenvolver nos educandos a iniciativa da economia de água, a fim de levarem a ideia também para a sua família; verificar por meio de dados matemáticos a economia gerada por algumas pequenas ações realizadas, a partir da sensibilização do trabalho; promover a reflexão sobre as práticas sociais de conscientização a respeito da economia de água e aprimorar estes conteúdos matemáticos: porcentagem, regra de três, gráficos, tabelas, média, transformação de medidas e operações fundamentais. Espera-se com esse projeto atrair a atenção dos alunos para o quanto a Matemática está inserida em assuntos de interesse público-social, trabalhar conceitos matemáticos de forma contextualizada com ações simples do cotidiano e, ainda, despertar nos estudantes ações que contribuam para a economia da água. |