Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4088

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Franciely Inês dos Santos
Orientador LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA
Título Economizando água, aprendo matemática
Resumo Este trabalho está pautado na utilização dos conteúdos matemáticos na questão da economia da água e foi realizado na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, com o intuito de conduzir os estudantes daquela escola a terem consciência da importância dos recursos hídricos, que são esgotáveis, e de que cabe a cada um de nós, por meio de pequenas ações, promover a economia dos 30% de água estimado pelo governo mineiro para equilíbrio da situação que estamos vivendo. Para isso eles aprenderam conceitos matemáticos contextualizados na conta de água, bem como o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais tão necessários para a construção da cidadania. Com a crise de água que abateu a nossa região, em 2014, situação atípica, surgiu a ideia de conscientizar os alunos da necessidade de economizar a água e lhes ensinar que existe uma relação direta entre o consumo e o valor a ser pago, e que este consumo pode ser mensurado com dados matemáticos. O objetivo principal deste trabalho foi apresentar a importância da água e sua relação com a Matemática, sendo este o instrumento de aferição que possibilitou maior reflexão desse bem tão importante para o planeta. Além disso, buscou-se desenvolver nos educandos a iniciativa da economia de água, a fim de levarem a ideia também para a sua família; verificar por meio de dados matemáticos a economia gerada por algumas pequenas ações realizadas, a partir da sensibilização do trabalho; promover a reflexão sobre as práticas sociais de conscientização a respeito da economia de água e aprimorar estes conteúdos matemáticos: porcentagem, regra de três, gráficos, tabelas, média, transformação de medidas e operações fundamentais. Espera-se com esse projeto atrair a atenção dos alunos para o quanto a Matemática está inserida em assuntos de interesse público-social, trabalhar conceitos matemáticos de forma contextualizada com ações simples do cotidiano e, ainda, despertar nos estudantes ações que contribuam para a economia da água.
Palavras-chave economia, praticas sociais, crise da agua
Forma de apresentação..... Painel
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