Resumo |
A escrita dos gêneros textuais acadêmicos é uma prática imprescindível de ser dominada pelos graduandos, pois ela permite a efetiva inserção dessas pessoas na esfera universitária. Entretanto, muitas dificuldades ainda são enfrentadas pelos estudantes no que se refere à produção de gêneros típicos desse contexto. Considerando os problemas enfrentados pelos alunos, acreditamos na relevância de buscarmos outros métodos e recursos capazes de ajudar a melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos graduandos em relação a esse conteúdo. Assim sendo, esta pesquisa relaciona-se com o uso de ferramentas pedagógicas - uma tabela de correção detalhada e aulas no chat do Facebook - capazes de elevar o desempenho dos alunos no que se refere à produção textual da resenha acadêmica. A opção por abordar esse gênero se justifica basicamente em razão do fato de que ele é marcado por uma maior complexidade argumentativa e, portanto, sua elaboração exige um esforço cognitivo mais elevado por parte do graduando. Assim sendo, analisamos as consequências do uso de uma tabela detalhada de correção e do uso do chat do Facebook na aprendizagem da resenha acadêmica. A metodologia desta pesquisa apresenta diversificadas etapas envolvendo aulas presenciais e virtuais bem como a produção textual de resenhas. A primeira etapa corresponde à realização de aulas presenciais sobre as principais estratégias utilizadas para a produção da resenha acadêmica. Posteriormente, os alunos produziram uma resenha de um artigo científico que foi corrigida pela pesquisadora a partir de um detalhado quadro de correção. Após a entrega das produções textuais corrigidas, os alunos participaram das aulas no chat que, no caso, foi um espaço no qual tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas obtidas durante a elaboração da resenha acadêmica. Logo em seguida, os graduandos produziram uma segunda versão da resenha com o intuito de aplicarem os conhecimentos adquiridos na aula virtual. Depois da coleta de dados, investigamos a influência da tabela de correção e do chat na escrita da resenha acadêmica, ou seja, analisamos se houve melhora na versão produzida após o uso desses dois recursos pedagógicos. Avaliamos aspectos ligados aos seguintes movimentos retóricos: apresentação do artigo resenhado, resumo, avaliação e indicação do artigo. Durante a análise, constatamos que as resenhas da segunda etapa apresentaram uma melhora significativa na qualidade em relação a todos os movimentos retóricos quando comparadas com as produzidas após as aulas presenciais. O chat permitiu uma postura ativa dos graduandos e eles ficaram mais à vontade para levantar dúvidas sobre a produção da resenha e para construir argumentos capazes de embasar a avaliação do artigo resenhado. Além disso, o quadro usado para a correção permitiu aos alunos terem uma visão global e detalhada acerca da sua produção textual em relação aos aspectos específicos que precisaram ser melhorados em cada movimento retórico. |