Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4073

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Maria Bevilacqua Alves
Orientador FRANCE MARIA GONTIJO COELHO
Outros membros Emilly Ramos de Mello
Título Popularização da ciência, saberes e práticas: desafios da produção de cartilhas para extensão universitária.
Resumo Como parte do projeto intitulado POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, SABERES E PRÁTICAS, financiado pelo PROEXT 2015, esta bolsa teve por objetivo primeiro apoiar a editoração e impressão de cartilhas e folders para os trabalhos de capacitação ou de sistematização na extensão universitária. Vários são os temas abordados: saneamento rural, agroecologia, história dos movimentos sociais, Homeopatia na Agropecuária, técnicas de produção e uso de insumos na agricultura, receitas (produtos de limpeza, alimentação saudável, de tinta de terra) dentre outros. Esses materiais surgem ao longo dos trabalhos realizados junto a agricultores familiares, movimentos sociais, EMATER e instâncias públicas, como o CMDRS de Viçosa. Alguns deles surgiram de projetos de extensão anteriores, mas todos foram orientadas por metodologias próprias às etnociências e voltadas para uma construção (com)partilhada do conhecimento. Muitos são os desafios nessa editoração, tanto teóricos quanto metodológicos. Para estudante, professores e técnicos, da EMATER ou de outras organizações sociais que trabalham em parceria nos projetos, há necessidade de aprofundamento conceitual, pois isso garante qualidade aos diagnósticos, às orientações e construções subsequentes. A linguagem não é um detalhe nessa editoração: não se trata apenas de troca de palavras, mas de construção de um texto dotado de sentido. O sentido do texto e a compreensão só é apreendido se o material for escrito tendo como referência as expressões e dúvidas que surgem nas interações sociais que acontecem nos trabalhos interativos de extensão. Não basta observar atentamente as dúvidas e expressões que surgem nas experimentações. Há necessidade de disciplina nos registros, além de incorporação imediata desses registros no material de divulgação. Por isso, as cartilhas e os folders são sempre uma produção provisória e, a cada teste, eles podem ser melhorados. A distribuição dos assuntos nas páginas e as ilustrações fazem parte do conteúdo e da possibilidade de entendimento, por isso o material é testado e validado. Os limites postos pelos sistemas operacionais dos computadores da Universidade e a configuração exigida, inicialmente, pela imprensa colocaram-se como os maiores desafios. Por esse motivo, em alguns momentos, a impressão, a tempo do material, para uso nas atividades do projeto foi dificultada e tumultuada. Essa situação foi superada após negociação sobre a formatação a ser entregue de forma que garantisse a qualidade da impressão e facilitasse o trabalho de todos. A aquisição, com recursos do Proext, de novos computadores e de sistemas operacionais foi muito demorada, o que complicou ainda mais o desempenho da equipe. Entretanto, produzir cartilhas e folders é uma rica experiência de trabalho em equipe e exige uma disciplina acadêmica diferente da que acontece em sala de aula ou na pesquisa, mas que permite formação diferenciada, tanto para estudantes quanto para docentes, agricultores e técnicos.
Palavras-chave Editoração cartilha, Extensão Universitária, Agroecologia
Forma de apresentação..... Painel
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