Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4065

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Leandro Baptista
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros Driele de Freitas Parma, Dyjane dos Passos, Fernanda Pereira Cabral, Jânisson da Silva Leite, Jéssica das Dôres de Moraes, MARIA APARECIDA DUARTE LOPES, MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA, Nathalia Fernandes Cabral
Título Lúdico, infância e prática pedagógica: articulações possíveis.
Resumo A Ludoteca/UFV é um espaço destinado a propiciar o desenvolvimento de atividades lúdicas e brincadeiras com as crianças. Por meio da prática do brincar, as crianças podem desfrutar de vivências artístico-culturais, descoberta e exploração da ludicidade. O projeto Lúdico, infância e prática pedagógica: articulações possíveis, que está vinculado a Ludoteca, tem como proposição mobilizar os professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, para as potencialidades do lúdico em suas práticas educativas junto aos alunos destes níveis. Nesta ação, o projeto direcionado aos professores das redes escolares de Viçosa e região busca uma discussão acerca do trabalho com a diversidade cultural nas práticas escolares. A ação é composta de dois momentos: um voltado para a realização de atividades com as crianças e outra, simultaneamente, com os professores desses alunos. Na ação com os docentes utilizou-se um material escrito contendo o nome de uma história infantil e as possibilidades de se trabalhar em uma sequência didática, com a sugestão de atividades como: dinâmica de interpretação de história com os alunos, feito pelo professor; atividade artística com tinta; atividades de teatro e música; produção de texto coletivo com alunos alfabetizados; variações na contação de história com apresentação de fotos e outros materiais. No decorrer do diálogo enfatizamos a importância de que o trabalho seja desenvolvido durante toda a semana com as crianças, em diversas atividades pedagógicas como, por exemplo, o tema da diversidade étnica-cultural. Até o presente momento conseguimos trabalhar com um total de seis professoras da educação infantil e anos iniciais de duas Escolas Municipais de Viçosa nos bairros Centro e Novo Silvestre, estendendo o trabalho a um total de 130 alunos em idades de 3 a 8 anos que podem experenciar outras visões culturais menos deformantes da sociedade. Ao todo foram atendidas 301 crianças na Sede e 168 na Itinerante. O trabalho com as temáticas da diversidade cultural alcançou os seguintes propósitos: o interesse da maioria dos professores em darem sequência às atividades pedagógicas propostas aos seus alunos em sala de aula; satisfação dos professores com o projeto e o trabalho proposto; valorização da cultura, nas suas várias vertentes no espaço escolar; motivação dos docentes no momento da realização das oficinas de integração para trabalhar questões como, a afrodescendência, a partir de histórias infantis e atividades dentro de sala de aula; disseminação de conhecimento literário de histórias infantis temáticas aos docentes promovendo contribuição para a valorização da cultura em suas diversas manifestações; ampliação da formação do licenciando com reflexões teóricas e práticas, articulando ensino, pesquisa e extensão. Busca-se ampliar esta ação formativa com os docentes por meio dos vários agendamentos feitos pela Ludoteca às escolas da região, valorizando a diversidade cultural.
Palavras-chave lúdico, diversidade, formação docente
Forma de apresentação..... Painel
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