Resumo |
A leitura muitas vezes é um processo árduo que exige concentração, atenção e perseverança dos indivíduos envolvidos. O que ocorre algumas vezes é que a leitura proposta na/pela escola não tem significado para o aluno. As atividades de leitura proposta pelo professor, como ler livros para prova, fazer resumos, fazer listas de exercícios, etc., em grande parte, demonstram um discurso autoritário e punitivo, assumido, consciente ou inconscientemente, pelo educador. Tendo em vista que muitos alunos apresentam dificuldades de leitura, escrita e interpretação, estamos desenvolvendo o subprojeto Jornal: Os antenados, onde a elaboração é uma prática adotada pelo PIBID de Matemática e outros colaboradores. As publicações são feitas mensalmente pelos alunos em forma de um folder e semestralmente pelos bolsistas do PIBID em um jornal escolar. Para tanto, formamos uma equipe de 3 alunos, 7 pibidianos e dois professores. O subprojeto é desenvolvido com os alunos do ensino fundamental e médio da Escola José Lourenço de Freitas (Viçosa-MG). Buscamos assim, facilitar a aquisição do conhecimento ao permitir aos alunos uma participação ativa, além de estimular a leitura/escrita e contribuir para o envolvimento e a interação dos alunos, professores e a escola. Permite ainda a quebra da rotina escolar, levando os alunos a sentirem-se mais interessados e motivados no trabalho de leitura e escrita, desenvolvendo assim seu potencial criativo e contribuindo na busca pelo saber. O trabalho com jornal escolar contribui muito para o desenvolvimento da leitura e da escrita, bem como para auxiliar o aluno a se tornar confiante no que faz e estar sempre em busca de algo novo que possa ajudá-lo no entendimento dos conteúdos escolares. Este tipo de atividade escolar reforça a ideia de que o professor precisa buscar outras propostas que incentivem a criatividade e o desenvolvimento crítico dos alunos. Percebemos assim que independente da matéria é importante que o aluno saiba ler e interpretar o que esta sendo estudado, para que assim possa encontrar uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. |