Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4064

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Solaine Maria Monteiro
Orientador MERCIO BOTELHO FARIA
Outros membros Fernanda Felipe Pereira, Patrícia Pereira Raimundo
Título Jornal “Os antenados” e a busca pelo saber
Resumo A leitura muitas vezes é um processo árduo que exige concentração, atenção e perseverança dos indivíduos envolvidos. O que ocorre algumas vezes é que a leitura proposta na/pela escola não tem significado para o aluno. As atividades de leitura proposta pelo professor, como ler livros para prova, fazer resumos, fazer listas de exercícios, etc., em grande parte, demonstram um discurso autoritário e punitivo, assumido, consciente ou inconscientemente, pelo educador. Tendo em vista que muitos alunos apresentam dificuldades de leitura, escrita e interpretação, estamos desenvolvendo o subprojeto Jornal: Os antenados, onde a elaboração é uma prática adotada pelo PIBID de Matemática e outros colaboradores. As publicações são feitas mensalmente pelos alunos em forma de um folder e semestralmente pelos bolsistas do PIBID em um jornal escolar. Para tanto, formamos uma equipe de 3 alunos, 7 pibidianos e dois professores. O subprojeto é desenvolvido com os alunos do ensino fundamental e médio da Escola José Lourenço de Freitas (Viçosa-MG). Buscamos assim, facilitar a aquisição do conhecimento ao permitir aos alunos uma participação ativa, além de estimular a leitura/escrita e contribuir para o envolvimento e a interação dos alunos, professores e a escola. Permite ainda a quebra da rotina escolar, levando os alunos a sentirem-se mais interessados e motivados no trabalho de leitura e escrita, desenvolvendo assim seu potencial criativo e contribuindo na busca pelo saber. O trabalho com jornal escolar contribui muito para o desenvolvimento da leitura e da escrita, bem como para auxiliar o aluno a se tornar confiante no que faz e estar sempre em busca de algo novo que possa ajudá-lo no entendimento dos conteúdos escolares. Este tipo de atividade escolar reforça a ideia de que o professor precisa buscar outras propostas que incentivem a criatividade e o desenvolvimento crítico dos alunos. Percebemos assim que independente da matéria é importante que o aluno saiba ler e interpretar o que esta sendo estudado, para que assim possa encontrar uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Palavras-chave Ensino, Jornal Escolar, Leitura.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.