Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4052

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática pura e aplicada
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Tonimar de Souza Cândido
Orientador LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA
Outros membros Gabriela França Oliveira
Título A utilização de jogos no ensino-aprendizagem de Matemática
Resumo O ensino contemporâneo tem passado por diversas mudanças com o intuito de tornar o conhecimento mais acessível. Na busca por esse aprimoramento, a utilização de jogos mostra-se de grande importância no ensino-aprendizagem. Consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que através dos jogos é possível propor problemas de forma atrativa, estimulando a criatividade durante a elaboração de estratégias de resolução, o que possibilita o planejamento de ações e a busca de soluções para as situações-problema. Além disso, favorecem a construção de uma atitude positiva perante os erros, pois podem ser corrigidos de forma natural no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas no educando. Com base nessa ideia, os bolsistas de iniciação à docência da área de Matemática vêm desenvolvendo um trabalho fundamentado em jogos matemáticos, com a participação dos estudantes do sexto e do sétimo ano do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes. Há grande cuidado ao aplicar estes jogos, para que não sejam apenas uma forma de “distrair” os estudantes, mas também tenham o intuito de tornar o ensino de Matemática mais atrativo, dinâmico e contextualizado. Espera-se que os estudantes possam notar a aplicabilidade dos conceitos observados durante as aulas regulares e que sejam supridas carências dos conteúdos de um modo prazeroso e motivador. Para isso pretende-se instigar a competitividade de uma forma saudável, além de desenvolver estratégias para solucionar os problemas, com a utilização de materiais didáticos que são desenvolvidos e confeccionados, de acordo com as necessidades de cada turma. Esses materiais são aplicados durante os acompanhamentos em sala de aula e também em atividades extraclasse. Após realização de cada atividade, tem sido notória a interação entre os estudantes, a melhora na fixação dos conteúdos, bem como o aumento do interesse e da motivação. Esta metodologia tem levado os estudantes a valorizarem o conhecimento adquirido e o esforço empregado na solução dos desafios matemáticos apresentados.
Palavras-chave Jogos matemáticos, ensino-aprendizagem, lúdico
Forma de apresentação..... Painel
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