Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4050

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, CNPq
Primeiro autor Emily de Souza Ferreira
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Deyse Alves Matias, GLAUCE DIAS DA COSTA, Luiza Delazari Borges, Mariana Araújo Pena Bastos
Título O portfólio como método ativo de ensino e aprendizagem das Políticas de Saúde
Resumo Introdução: as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos da área da Saúde no Brasil propõe um novo paradigma de ensino, aprendizagem e avaliação pautado no processo de aprendizagem autônomo, crítico e reflexivo, destacando-se o papel estratégico do trabalho em equipe, desenvolvido nos diferentes cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto, as metodologias ativas de ensino, aprendizagem e avalição, destacam-se como estratégias que visam o empoderamento e protagonismo dos estudantes, que passam a atuar como coautores e corresponsáveis de seu próprio processo de aprendizagem e formação e dos colegas. Visando a superação destes dilemas, foi institucionalizado pela Pró-Reitoria de Ensino da UFV por meio do ATO Nº 017 / 2010/PRE, de 30/04/2010, o Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS), que tem como objetivo a formação de docentes e discentes em métodos ativos de ensino e aprendizagem, destacando-se o portfólio reflexivo como método ativo. Objetivos: analisar o portfólio coletivo reflexivo como método ativo e inovador de ensino, aprendizagem e avaliação tendo como cenário de pratica a disciplina NUT 364, Políticas de Saúde da UFV e analisar a experiência da construção coletiva do portfólio pelos alunos da disciplina referida. Metodologia: análise qualitativa da percepção dos estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem e Nutrição em relação ao uso do portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação, cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas com perguntas abertas aplicadas a 138 estudantes que cursaram a referida disciplina no período de 2013 a 2015. Resultados: os achados deste estudo revelaram que o portfólio facilitou a aprendizagem ativa e reflexiva sobre as Politicas de Saúde em geral e o Sistema único de Saúde (SUS), em especifico, estimulando os estudantes a atuarem como protagonistas, na sociedade como cidadãos e futuros profissionais de saúde. O portfólio propiciou ainda, o comprometimento dos estudantes com o SUS, enquanto política universal, equitativa e que depende da participação social para sua adequada atuação, além de proporcionar aos discentes uma visão crítico-reflexiva sobre o cotidiano dos serviços de saúde local e nacional. Conclusão: o portfólio coletivo estimulou o trabalho em equipes proporcionando a troca de saberes e experiências entre os discentes e docentes corroborando as orientações das DCNs e contribuindo também para a formação de futuros profissionais de saúde com visão crítico-reflexiva e aptos a atuarem no SUS. Por fim, salienta-se que as capacitações do PRODUS têm contribuído para uma formação dos docentes e discentes de pós - graduação em metodologias ativas.
Palavras-chave "Metodologias ativas", Portfólio crítico - reflexivo", "Portfólio coletivo"
Forma de apresentação..... Painel
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