Resumo |
Introdução: as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos da área da Saúde no Brasil propõe um novo paradigma de ensino, aprendizagem e avaliação pautado no processo de aprendizagem autônomo, crítico e reflexivo, destacando-se o papel estratégico do trabalho em equipe, desenvolvido nos diferentes cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto, as metodologias ativas de ensino, aprendizagem e avalição, destacam-se como estratégias que visam o empoderamento e protagonismo dos estudantes, que passam a atuar como coautores e corresponsáveis de seu próprio processo de aprendizagem e formação e dos colegas. Visando a superação destes dilemas, foi institucionalizado pela Pró-Reitoria de Ensino da UFV por meio do ATO Nº 017 / 2010/PRE, de 30/04/2010, o Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS), que tem como objetivo a formação de docentes e discentes em métodos ativos de ensino e aprendizagem, destacando-se o portfólio reflexivo como método ativo. Objetivos: analisar o portfólio coletivo reflexivo como método ativo e inovador de ensino, aprendizagem e avaliação tendo como cenário de pratica a disciplina NUT 364, Políticas de Saúde da UFV e analisar a experiência da construção coletiva do portfólio pelos alunos da disciplina referida. Metodologia: análise qualitativa da percepção dos estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem e Nutrição em relação ao uso do portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação, cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas com perguntas abertas aplicadas a 138 estudantes que cursaram a referida disciplina no período de 2013 a 2015. Resultados: os achados deste estudo revelaram que o portfólio facilitou a aprendizagem ativa e reflexiva sobre as Politicas de Saúde em geral e o Sistema único de Saúde (SUS), em especifico, estimulando os estudantes a atuarem como protagonistas, na sociedade como cidadãos e futuros profissionais de saúde. O portfólio propiciou ainda, o comprometimento dos estudantes com o SUS, enquanto política universal, equitativa e que depende da participação social para sua adequada atuação, além de proporcionar aos discentes uma visão crítico-reflexiva sobre o cotidiano dos serviços de saúde local e nacional. Conclusão: o portfólio coletivo estimulou o trabalho em equipes proporcionando a troca de saberes e experiências entre os discentes e docentes corroborando as orientações das DCNs e contribuindo também para a formação de futuros profissionais de saúde com visão crítico-reflexiva e aptos a atuarem no SUS. Por fim, salienta-se que as capacitações do PRODUS têm contribuído para uma formação dos docentes e discentes de pós - graduação em metodologias ativas. |