Resumo |
Este trabalho relata um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento que trata da motivação e emoções de uma professora de inglês para ensinar inglês no contexto da escola pública. A partir da última década do século 20, o foco dos pesquisadores tem se voltado para o que motiva os professores em diferentes fases de suas carreiras, em diferentes contextos de ensino e aprendizagem (DÖRNYEI, 2011,BUTLER, 2014, ALEXANDER, GROSSNICKLE e LIST, 2014, TSUTSUMI, 2014, BARNETT e McCORMICK, 2002). Alexander, Grossnickle e List (2014) afirmam que o estudo a respeito da motivação e das emoções do professor (sua natureza, interação, antecedentes e consequências) é um terreno fértil a ser desbravado. Da mesma forma, as investigações a respeito das emoções no contexto educacional são extremamente relevantes por possibilitarem um entendimento mais detalhado da natureza, condições e consequências do ensino/aprendizagem (HARGREAVES, 2000). Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar e compreender a motivação para ensinar Língua Inglesa (LI) de uma professora de inglês no contexto de escola pública, identificando suas emoções e a relação dessas com sua motivação para ensinar a LI, mais especificamente buscando responder 1) qual a motivação da professora para ensinar a LI? 2) quais emoções em relação a sua prática são vivenciadas na sala de aula? e 3) Qual a relação entre suas emoções e a motivação para ensinar LI? Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram dois questionários, uma narrativa autobiográfica, uma entrevista, observação de aulas, gravações em áudio das aulas e das entrevistas acompanhadas com notas de campo e diário da professora. Os dados parciais estão sendo analisados de acordo com padrões de análise da pesquisa qualitativa (Holliday, 2000, 2002). Os resultados parciais sugerem que a motivação da professora para ensinar a LI tem sua força motora nos alunos. Além disso, emoções antagônicas são vivenciadas em seu dia a dia em sala de aula, tais como alegria, carinho e otimismo durante o seu trabalho com os alunos, mas também decepção e indignação devido a fatores contextuais. |