Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4035

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Água e solos
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor João Henrique Barros Gallo
Orientador HERLY CARLOS TEIXEIRA DIAS
Outros membros EDNA MIRANDA MAYER, Isa Rafaela Alves, Josilene Aguiar Canguçu
Título Programa de capacitação de professores para conservação das águas: ano I
Resumo Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apresentam um conjunto de assuntos que devem ser ministrados ao longo do ensino básico. Visto que alguns desses assuntos devem ser tratados continuamente ao longo de toda a formação do aluno, os PCNs possuem temas transversais, como por exemplo, o meio ambiente, onde inserem-se os assuntos relacionados à água. Diante de sua importância, o aprofundamento nesses conteúdos vem sendo cada vez mais relevante para todos os níveis da educação. No entanto, o tema meio ambiente em geral, ainda é muito carente nas escolas, devido principalmente à falta de formação continuada dos professores. Nesse sentido, o principal objetivo desse projeto é sistematizar o conhecimento de professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, e a partir disso, promover oficinas de capacitação nos temas água e meio ambiente. O projeto foi realizado na Escola Estadual Madre Santa face, localizada em Viçosa, com o apoio de toda a equipe do laboratório de hidrologia florestal. Inicialmente, analisamos os livros didáticos utilizados por essa escola, sistematizando os assuntos relacionados ao tema água e organizando-os em uma tabela. Posteriormente, esses dados foram comparados às exigências das matrizes curriculares e dos PCNs. Realizada essa etapa inicial do projeto, pudemos planejar e dar início às oficinas que foram realizadas com todas as professoras do ensino básico da escola escolhida. Com assuntos embasados no tema transversal meio ambiente e usando a água como tema gerador, pudemos tratar de conteúdos importantes para a formação continuada das professoras. Afim de atingir com maior eficácia não apenas as professoras, mas também os alunos dessa escola, levamos durante as oficinas, experimentos didáticos fáceis de serem reproduzidos em sala de aula. Em cada encontro avaliamos a demanda das professoras, fazendo assim alterações importantes na condução do projeto que permitiram que atingíssemos melhores resultados. Durante as oficinas as professoras foram avaliadas de forma oral e ao final do último encontro foi aplicado um questionário escrito. Analisando e comparando os dados, pudemos concluir que os livros didáticos, abordam o tema água com seriedade e de forma integrada com outros assuntos importantes, deixando muito pouco a desejar quanto às exigências impostas pelos documentos supracitados. Já o conhecimento das professoras sobre a temática ambiental, que era muito defasado ao início do projeto, demonstrou uma melhora significativa, possibilitando às mesmas dominarem os aspectos básicos de hidrologia, solos entre outros conteúdos importantes. Podemos concluir portanto, que devido ao número de alunos com os quais essas professoras trabalham e ainda irão trabalhar, a intervenção realizada pela equipe do projeto foi de fato muito válida e positiva.
Palavras-chave Água, Recursos hídricos, Educação ambiental
Forma de apresentação..... Painel
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